Lady Gaga no Rio: Procon-RJ e Sedcon investigam denúncias de preços abusivos em hospedagem
Segundo informações, hotéis e imóveis de temporada subiram drasticamente os preços nas últimas semanas

O aguardado show gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana, marcado para o próximo sábado, dia 3 de maio, promete atrair cerca de 1,6 milhão de pessoas, segundo estimativas da Prefeitura do Rio. Em meio a toda euforia do público, surgiram denúncias de práticas abusivas no setor de hospedagem, que agora são alvo de investigação do Procon-RJ e pela Secretaria de Defesa do Consumidor (Sedcon).
De acordo com relatos recebidos pelos órgãos de fiscalização, hotéis e imóveis alugados por temporada, como os Airbnbs, aumentaram drasticamente seus preços nas últimas semanas. Consumidores denunciaram diárias que anteriormente custavam R$ 500 sendo ofertadas por até R$ 2.000, além de casos de reservas canceladas para repasse a novos hóspedes dispostos a pagar mais.
O Procon-RJ já disse que atua para identificar e coibir essas práticas e que o preço da hospedagem até pode variar de acordo com a demanda, mas o aumento exagerado, que configure vantagem manifestamente excessiva, é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
A Sedcon, que também intensificou a fiscalização em plataformas de aluguel de imóveis e hotéis, não descarta a aplicação de multas ou outras sanções aos estabelecimentos que forem flagrados cometendo abusos. O órgão orienta ainda que os consumidores guardem todos os comprovantes de reservas e pagamentos.