Show de Lady Gaga e o Turismo no Rio de Janeiro: dados mostram o impacto
Aumento no número de voos é de 73% na semana do show. Argentinos desembarcarão em peso

Está chegando a hora de um dos eventos musicais mais esperados em 2025 no Brasil, o show de Lady Gaga no Rio de Janeiro. A maior vitrine brasileira para o mundo vira o foco é onde milhões de pessoas querem estar no sábado, dia 3 de maio, para ver a diva pop na Praia de Copacabana. Quem ganha com isso é a indústria de Turismo carioca e brasileira, assim como no ano passado, no show da Madonna.
De acordo com análises da Data Appeal, empresa do grupo Almawave especializada em inteligência de dados, houve um crescimento significativo nas reservas de voos, buscas por passagens e ocupação hoteleira na semana anterior ao evento. Quase 17 mil passageiros já têm reserva confirmada para Santos Dumont e Galeão para a semana do show de Lady Gaga em Copacabana.
Voos em alta para o show de Lady Gaga
Segundo o head de Turismo Internacional da Data Appeal, Emilio Villar, as reservas de voos para o Rio via GDS registraram um aumento de 73% na semana do show (27 de abril a 3 de maio), em comparação com o mesmo período de 2023.
- Além disso, as buscas por passagens aéreas com chegada na semana que vem cresceram quase 25% nos três meses que antecederam o evento.
"Outro dado relevante é a redução de 16,8% na duração média da estada, o que sugere que parte do público viajou especificamente para o show", afirma Villar.
Show da Lady Gaga deve ter alta presença de argentinos
- Os dados analisados pela Data Appeal ainda mostram que o show de Lady Gaga no Rio de Janeiro deve ter forte presença de argentinos. Os hermanos figuram em primeiro no ranking de voos de origem para a Cidade Maravilhosa, mais que os próprios brasileiros. Claro que muitos turistas devem ir ao Rio por meio das estradas, sobretudo os paulistas, mas certamente há de esperar muitos fãs falando castelhano na pista.

Setor de Hospedagem na época do show de Lady Gaga
- No setor de hospedagem, os aluguéis de curta duração, como Airbnb, apresentaram a maior variação: a taxa de ocupação subiu 21,9%, enquanto os preços médios dispararam 55%.
- Já os hotéis tiveram um incremento menor, mas ainda relevante, com alta de 14% na ocupação e 12,8% nos valores diários.
"Os dados reforçam o poder de atração de grandes eventos no Turismo local. A passagem de Lady Gaga pelo Rio não só movimenta fãs, como também gera impacto econômico direto na cidade, com maior demanda por serviços de viagem e hospedagem", aponta o especialista.
A métrica da Data Appeal Company conta com um complexo algoritmo de várias fontes. Depois da abertura de escritório do Grupo Almawave no Brasil, a empresa busca maior penetração em nosso mercado, sobretudo com órgãos de promoção de destino e secretarias de Turismo. Em 2023, a empresa adquiriu 70% do capital social da Mabrian, uma empresa espanhola especializada em soluções de Inteligência de Viagens e Destinos.