Pedro Menezes   |   23/01/2025 06:40
Atualizada em 23/01/2025 07:17

Brasil lança guia de investimentos para Turismo em parceria com ONU Turismo e CAF

Celso Sabino, ministro do Turismo, anunciou R$ 1,7 tri de investimentos em portos, aeroportos e rodovias

PANROTAS / Pedro Menezes
Celso Sabino, ministro do Brasil, entre Gustavo Santos, Natalia Bayona e Zurab Pololikashvili, da ONU Turismo, e Sergio Díaz-Granados e Oscar Rueda, do CAF
Celso Sabino, ministro do Brasil, entre Gustavo Santos, Natalia Bayona e Zurab Pololikashvili, da ONU Turismo, e Sergio Díaz-Granados e Oscar Rueda, do CAF

MADRI - Um dia depois de fecharem uma parceria para impulsionar setor na América Latina e ainda apresentarem a nova logomarca do destino, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e a ONU Turismo voltaram a se reunir para uma manhã de quinta-feira (22), pré-segundo dia de Fitur 2025, repleta de novidades.

A maior delas foi a cerimônia oficial de entrega do "Guia de Investimentos "Tourism Doing Business: Investindo no Brasil", com a participação do ministro Celso Sabino. Antes porém, Zurab Pololikashvili, Secretário-Geral da ONU Turismo, e Sergio Díaz-Granados, presidente executivo do CAF, deram as boas-vindas a todos.

"Movimentamos 118 milhões de passageiros aéreos em 2024. Somos o quarto maior mercado de aviação civil. E o governo federal segue trabalhando para aumentar sua infraestrutura. Serão R$ 1,7 trilhão de investimentos em portos, aeroportos, rodovias e estradas. Esta é uma oportunidade única para ser investidor no Brasil pela nossa gente, pela nossa infraestrutura, pelo nosso mercado"

Celso Sabino, ministro do Turismo

O guia oferece informações estratégicas aos investidores nacionais e internacionais interessadas em atuar no segmento destino turístico do país, oferecendo uma visão detalhada dos inúmeros oportunidades em ecoturismo, turismo cultural, aventura, turismo rural e urbana, além de destacar a oferta de incentivos fiscais, a expansão da infraestrutura e do apoio institucional oferecidos pela Governo brasileiro.

Zurab Pololikashvili, por sua vez, destacou o potencial do Brasil e a importância do lançamento deste guia para América Latina. "Estamos muito felizes com esta iniciativa. Começamos uma história que não para mais de marca da América Latina, um bebê, que sempre vai ser ajustado e mudado, porque o mundo muda, e os países estarão prontos para investir na América Latina. O Brasil recebeu quase 7 milhões de turistas, isso não é nada perto de um país enorme que tem potencial de investimento, um mundo, continente inteiro", revelou ele.

PANROTAS / Pedro Menezes
Guia de Investimentos Turísticos do Brasil conta com mais de 100 páginas e todos os detalhes do País para os empresários investirem
Guia de Investimentos Turísticos do Brasil conta com mais de 100 páginas e todos os detalhes do País para os empresários investirem

Já Sergio Díaz-Granados destacou a nova marca como fundamental para ampliar o conhecimento do Turismo da América Latina. "Durante 5 dias, equipes finalistas se reuniram para definirmos a marca em São Paulo, que tem a essência de mostrar que a América Latina não é apenas uma região, mas que tem razões profundas, europeias asiáticas, afro e muito mais. Trata-se de um continente feliz e de paz", destacou ele.

"O Brasil, com sua vasta riqueza natural, cultural e histórica, constitui um convite ao mundo: descobrir a imensidão dos seus destinos e paisagens únicas. Oferecemos uma ampla gama de cenários que satisfazer as expectativas dos viajantes e dos clientes. É neste contexto que apresentamos o Guia de Investimentos no Brasil, resultado da aliança entre o Ministério do Turismo do Brasil, a Organização Mundial do Turismo (ONU) e Banco Mundial América Latina e Caribe (CAF). Uma publicação que contribuirá forma decisiva para que o crescimento do setor esteja em harmonia com a conservação dos nossos biomas e das nossas comunidades. Nosso propósito é fazer do Brasil um dos maiores des destinos turísticos do mundo, promovendo o desenvolvimento regional, incentivando empreendedorismo e inovação no setor"

Celso Sabino, ministro do Turismo

Programação

A programação contou ainda com o lançamento do relatório da ONU Turismo sobre "Investimento no setor de Turismo na América Latina e no Caribe", por Natalia Bayona, diretora executiva do Turismo da ONU, e uma palestra de Óscar Rueda, diretor de Turismo Sustentável do CAF sobre "O CAF como Catalisador de Investimentos em Turismo para o Crescimento Inclusivo na América Latina e Caribe".

A manhã foi encerrada com um painel sobre "Estratégias de atração de Investimentos em Turismo", com a participação de Equador, Uruguai, Peru, El Salvador, Panamá, Brasil, Colômbia, Paraguai, Chile, República Dominicana, Guatemala.

O Portal PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados