CAF e ONU Turismo fecham parceria para impulsionar setor na América Latina; veja fotos
Acordo é considerado um passo importante para aumentar a visibilidade do potencial turístico da região
MADRI - O Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e a ONU Turismo realizaram um coquetel, na noite desta quarta-feira (22), após o primeiro dia de Fitur 2025, que serviu como palco para a assinatura de um Memorando de Entendimento a fim de impulsionar o Turismo da América Latina.
A partir de agora, a ONU Turismo e o CAF trabalharão juntos para promover a marca regionalmente e apoiar o desenvolvimento sustentável por meio do Turismo nas Américas. O acordo representa um passo importante para aumentar a visibilidade do potencial turístico da América Latina e do Caribe.
“Vamos trabalhar juntos em buscas de ideias para fortalecer o Turismo na região. Este acordo representa um passo importante para aumentar a visibilidade do rico potencial turístico da América Latina e do Caribe. Ao unir forças com a CAF, a gente agor garante uma abordagem coordenada e sustentável para promover o Turismo regional. Estamos muitos felizes com este projeto, e agradecemos a todos pelo apoio de hoje"
Secretário-Geral da ONU para o Turismo, Zurab Pololikashvili
Com a presença do staff da Embratur, liderado pelo presidente Marcelo Freixo, e do Ministério do Turismo, o evento reuniu cerca de 100 profissionais, que presenciaram a assinatura do acordo pelo Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, e pelo presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados.
“A América Latina e o Caribe são uma região incrivelmente diversa do ponto de vista cultural, geográfico e econômico. A Marca Regional oferece uma visão única e sólida de toda a região. E com o apoio da ONU Turismo, isso nos ajudará a promover e desenvolver o setor de turismo para impulsionar seu impacto no crescimento e nas oportunidades"
Presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados
Detalhes do acordo
- O memorando se concentra em melhorar a visibilidade da Marca Regional da América Latina e do Caribe. A Marca foi criada pela CAF com o objetivo de atrair mais investimentos em turismo, fomentar alianças e desenvolver iniciativas que impulsionem o crescimento da região e a ajudem a alcançar um papel mais destacado no cenário global.
- O memorando também identifica áreas de interesse comum para ambas as partes trabalharem juntas para atingir objetivos compartilhados. No futuro, a ONU Turismo utilizará e promoverá a Marca Regional CAF para América Latina e Caribe em suas comunicações focadas na região, bem como em seus eventos.
CAF apresenta a nova marca América Latina e Caribe
A apresentação da nova Marca América Latina e Caribe, realizada na noite de hoje, posiciona a região como um destino turístico competitivo e responsável. A iniciativa pretende consolidar a região como uma referência em termos de sustentabilidade, Turismo e investimento, destacando seu potencial para oferecer soluções inovadoras aos desafios globais.
A apresentação da Marca também foi realizada no Museu do Prado de Madri. A Marca América Latina e Caribe oferece uma identidade comum e coesiva aos países da região, destacando sua diversidade cultural, geográfica e natural. Através desta marca, a CAF pretende reforçar a presença internacional e promover seus recursos naturais, a biodiversidade e o patrimônio cultural como ativos chaves para atrair turistas internacionais.
“A marca reflete o interesse crescente pelas oportunidades que a América Latina e o Caribe têm para oferecer ao mundo. A região é um destino único, não só por sua biodiversidade e paisagens naturais, mas também por sua cultura, história e qualidade de sua gente, o que a converte em um lugar atraente tanto para os turistas quanto para os investidores. Esta marca tem o potencial de posicionar a região como uma das principais opções de Turismo a nível global, não apenas em termos de quantidade de visitantes, mas também em termos de qualidade e experiências turísticas"
Sergio Díaz-Granados, presidente executivo da CAF
Um dos principais objetivos da marca é realçar como as políticas públicas podem promover um Turismo responsável que fomente o crescimento econômico. Com a marca, a CAF afirma que contribui para o fortalecimento e a projeção internacional da América Latina e do Caribe e demonstra que o turismo pode ser uma chave para o desenvolvimento econômico, o emprego e a conservação dos recursos naturais
O Portal PANROTAS é media partner da Fitur 2025 e viaja com proteção Intermac Assistance.