IA, wi-fi e realidade virtual: Amadeus aborda o futuro da experiência no setor aéreo
Transformação da experiência a bordo com as mais recentes tecnologias vai moldar segmento
MADRI - A transformação da experiência do transporte aéreo foi um dos temas debatidos pela Amadeus na Fitur 2025. A empresa reuniu seu diretor geral para Espanha e Portugal, Christian Boutin, e a diretora de Experiência de Cliente da Iberia, Paula Lafora, para debater as “Tendências de Viagens 2025”, nesta quarta-feira (22).
Ambos analisaram duas tendências-chave que definirão as viagens aéreas no próximo ano: a transformação da experiência a bordo com as mais recentes tecnologias, com foco na personalização, e “Ressurgimento da Ásia” com dados mostrando a probabilidade de viajantes espanhóis voarem para a região em 2025.
"Estamos aqui para mostrar que os passageiros não buscam experiências únicas e memoráveis apenas no destino, mas durante toda a sua jornada, como por exemplo a bordo das aeronaves. E para isso, as companhias estão investindo em Inteligência artificial, wi-fi e óculos de realidade virtual. É uma tendência que está sendo incorporada pelas companhias: de acompanhar mais o passageiro"
Diretor geral para Espanha e Portugal, Christian Boutin
Para Paula, diretora da Iberia, a viagem de avião deixou de ser um elemento transacional, mas uma experiência que tem início quando o cliente arruma as malas. "A tecnologia ajuda a acompanhar o cliente durante toda a jornada. Com a IA, o cliente pode ver exatamente como é a cabine de um avião, como é o assento, e falar com chatbot para ajudá-lo durante este processo de compra. Trabalhamos sempre para elevar a experiência dos clientes conosco".
Segundo ela, sobre conectividade a bordo, a tendência é que voos tenham a mesma conexão que temos em casa, o que passa por investimento em redes de alta velocidade, como a Starlink. "Com esta personalização a bordo, poderemos cobrir as necessidades do passageiro mais rapidamente", completou Lafora.
Tendências de viagens para 2025
- Experiência de voo personalizada - Inteligência Artificial, conexão 5G e Realidade Virtual surgirão juntos para criar experiências de voo altamente personalizadas, conectando os passageiros a bordo.
- Viagens de nostalgia - Uma nova onda de nostalgia está inspirando as pessoas a reviver viagens passadas, as férias da juventude, seus anos sabáticos e seus sonhos infantis.
- Hotéis autênticos - Estadias únicas e cheias de personalidade irão atrair viajantes em busca de experiências autênticas em lugares com identidade própria. Hotéis com personalidade estão se tornando destinos.
- Viajar para se conectar pessoalmente - À medida que o cansaço dos encontros virtuais aumenta, viajar se tornará uma nova maneira de criar conexões no mundo real, desde romances até amizades duradouras.
Dados da Amadeus sobre Ásia e Oriente Médio
- O volume de buscas por voos da Espanha para a Ásia e Oriente Médio aumentou 20% em relação à mesma data do ano passado
- De 2021 a 2024, o volume de reservas de voos da Espanha para a Ásia e Oriente Médio aumentou em 290,37%.
- Os cinco principais destinos na Ásia e no Oriente Médio procurados por viajantes espanhóis em 13 de janeiro de 2025 foram: China, Japão, Tailândia, Turquia e Indonésia.