Pedro Menezes   |   22/01/2025 20:01
Atualizada em 22/01/2025 20:09

Catalunha inicia comemorações como região mundial da gastronomia de 2025

O ministro de Turismo da Catalunha lembra que as ações terão foco total na culinária, incluindo o Brasil


PANROTAS / Guilherme Alcorta
Jordi Solé, diretor de Turismo da Catalunha, e Patrick Torrent, diretor executivo do Conselho de Turismo da Catalunha
Jordi Solé, diretor de Turismo da Catalunha, e Patrick Torrent, diretor executivo do Conselho de Turismo da Catalunha

MADRI - O Turismo da Catalunha, comunidade autônoma espanhola, a 1h15 de Madri, realizou um evento especial, nesta quarta-feira (22), após o primeiro dia de Fitur 2025, para iniciar as comemorações do destino como a região mundial da gastronomia de 2025.

O evento reuniu cerca de 500 parceiros, entre eles o Ministro do Turismo, Jordi Hereu Boher, e o presidente da Catalunha, Salvador Illa, entre outras autoridades do destino. Ao Portal PANROTAS, Jordi Solé, diretor de Turismo da Catalunha, abordou a importância deste título, bem como as novidades para o mercado brasileiro.

"O ano de 2024 já foi um sucesso. Valorizamos de forma muito positiva as atuações e os resultados. das ações que fizemos de promoção na América do Sul, não só no Brasil, mas no mundo. É bom lembrar que recebemos a America Cup da Vela, em outubro passado, um evento mundial super destacado num nicho muito específico do turismo náutico, mas que foi bem sucedido dentro das ações que fizemos. Além disso, em meio às celebrações, realizamos várias ações já para promover a gastronomia e sobre esta premiação. Estou muito satisfeito com o nosso trabalho. E agora para 2025 temos esse prêmio, que é algo super especial"

Jordi Solé, diretor de Turismo da Catalunha
PANROTAS / Guilherme Alcorta
Evento em Madri reuniu cerca de 500 pessoas
Evento em Madri reuniu cerca de 500 pessoas

Jordi ainda destacou a importância dos Irmãos Torres para a gastronomia catalã. "É um orgulho que esses Irmãos Catalãs sejam famosos na Espanha toda com o programa de TV, da principal TV da Espanha, a TV 1. E eles, além disso, tem um restaurante com três estrelas Michelin em Barcelona. Mas não são só eles. Na Catalunha, temos 52 restaurantes com estrela Michelin, são mais de 70 estrelas compartilhadas nesses restaurantes. Cerca de 35% dessas estrelas se concentram em Barcelona e o resto está em Girona e Tarragona", complementou ele.

Também conversamos com Arantxa Calvera, diretora da Agència Catalã de Turismo. Segundo ela, ainda não "caiu a ficha" de que a Catalunha vive um momento único, reconhecida como a melhor gastronomia do mundo atualmente, além das estrelas Michelin conquistadas pelos melhores chefs da região.

Ladevi
Arantxa Calvera, diretora da Agência Catalã de Turismo
Arantxa Calvera, diretora da Agência Catalã de Turismo

"Vamos explicar a Catalunha através da gastronomia e depois poderemos falar sobre muitas outras coisas. E nos promoveremos ao mundo com a ajuda dos melhores dos melhores chefs que, como esta noite, cozinharão para que as pessoas entendam e vibrem com essa riqueza que é a comida e um bom vinho, que são sempre a chave para o sucesso de muitos"

Arantxa Calvera, diretora da Agência Catalã de Turismo

Ações com foco na gastronomia, incluindo no Brasil

PANROTAS / Guilherme Alcorta
Jordi Solé, da Catalunha, Paulo Machado, chef do Pantanal e CEO da Food Safaris, Juli Alegre,  diretor de Turismo da Província de Lleida, entre os irmãos Torres e Javier, que são 3 estrelas Michelin no restaurante Hermanos Torres en Barcelona
Jordi Solé, da Catalunha, Paulo Machado, chef do Pantanal e CEO da Food Safaris, Juli Alegre, diretor de Turismo da Província de Lleida, entre os irmãos Torres e Javier, que são 3 estrelas Michelin no restaurante Hermanos Torres en Barcelona

O diretor lembra que as ações para esse ano terão foco total na gastronomia. Segundo ele, é uma oportunidade de promover o destino pelo sabor. E o público brasileiro está incluído nestes planos.

"Eu não posso dar spoiler ainda, mas vamos fazer uma viagem de influencers na Catalunha para conhecer essa parte gastronômica, isso em março. Serão 40 influencers do mundo todo. E para junho, vamos ter essa mesma ação só que para agentes de viagens. Então vamos trazer esses profissionais para conhecer toda esta parte gastronômica. No geral, temos ações bem atrativas para a promoção da gastronomia da Catalunha nesse ano no Brasil, justamente para aproveitar o fluxo de Turismo do Brasil para a Catalunha neste ano especial"

Jordi Solé, diretor de Turismo da Catalunha
PANROTAS / Guilherme Alcorta
Jordi Sole, diretor de Turismo da Catalunha, e Rodrigo Maldonado, da Contactos DMC de Cartagena
Jordi Sole, diretor de Turismo da Catalunha, e Rodrigo Maldonado, da Contactos DMC de Cartagena

E não para por aí. Segundo ele, 2026 terá uma continuidade desse plano da gastronomia, além do destino finalizar a construção da parte interna Sagrada Família. Barcelona ainda vai ser a capital mundial da arquitetura e vamos ter mais ações de promoção em relação a essas ações. O ano que vem ainda celebra o centenário da morte de Gaudí, que também é uma data super especial", finalizou Jordi.

A PANROTAS é media partner da Fitur 2025 e viaja com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados