Parquetur lança hospedagens dentro de parques naturais pelo Brasil
Novidade foi divulgada em primeira mão à PANROTAS por Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur
BRASÍLIA (DF) - Grandes parques naturais e unidades de conservação brasileiros irão ganhar uma série de meios de hospedagem que fogem do tradicional. Imagina acampar, se hospedar em um trailer ou até mesmo passar alguns dias dentro de um lodge? Agora, imagina tudo isso com serviços de alto padrão, vistos em grandes hotéis?
Essa é a investida da Parquetur, uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil. Então já a partir de outubro, visitantes do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), parque Caminhos do Mar (SP), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e Parque Estadual do Ibitipoca (MG) poderão comprar pacotes de hospedagem nos mesmos canais oficiais em que adquirem os ingressos.
São três modelos de hospedagem. A categoria “Camping” estará disponível nos quatro parques concessionados, o “Refugio” no parque Caminhos do Mar, e o “Lodge” inicialmente no Parque Nacional do Itatiaia, com uma opção na Parte Alta e outra na Baixa, ainda em fase de implantação.
Todas estas novidades foram divulgadas em primeira mão ao Portal PANROTAS, neste primeiro dia de Abav Expo 2024, pelo diretor de Marketing da Parquetur, Heber Garrido.
"O objetivo é atrair mais pessoas e criar novas experiências dentro dos parques. Já é possível reservas a hospedagem a partir dos canais diretos e comprar um pacote que tenha tudo incluso. Nossa ideia é ter 100 unidades habitacionais em cada parque que operamos, um caminho para darmos ainda mais visibilidade às unidades de conservação. Ter novas experiências atrai mais pessoas, como a tirolesa no Caminhos do Mar, que é um sucesso"
Heber Garrido, diretor de Marketing do Parquetur
Os Lodges, por exemplo, são casas que já existem dentro dos parques e que serão reformadas e adaptadas para receber os hóspedes. Além dele, os trailers, que se encaixam na categoria refúgio, também terão todo o serviço de hospedagem que o hóspede já conhece, ou seja, sem perrengues pelo caminho.
O conceito de hospedagem “Refúgio”, no Caminhos do Mar, envolve três trailers aconchegantes localizados em um ponto recluso e geograficamente privilegiado do parque e conta com serviço all-exclusive, em que o visitante desfruta de todas as experiências que o parque tem a oferecer sem custo adicional.
"Teremos check-in e check-out, e-commerce para fazer tudo no digital, café da manhã, amenities, governança, limpeza, entre outros serviços. Isso não acontece na proposta do camping, porque é diferente, é uma experiência única, mas aqueles que acampam podem aproveitar toda a infraestrutura de cada parque"
Heber Garrido, diretor de Marketing do Parquetur
Optando por essa modalidade, o visitante terá disponível um pacote completo de experiência, que inclui as trilhas, voos de tirolesa, a prática de esportes náuticos, passeio de bicicleta, uso da van internamente e o café da manhã no parque. Os trailers são entregues com roupa de cama e banho, amenities básicos, bebidas como água, refrigerante, leite e petiscos.
Os “refúgios” podem acomodar grupos pequenos, em um único trailer, ou grandes que podem dividir a ocupação entre dois ou três veículos, o que é ideal para famílias e amigos que buscam conforto e novas experiências, totalmente imersos na natureza.
A Parquetur opera hoje o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro; o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais; e o Caminhos do Mar, em São Paulo (parte do Parque Estadual Serra do Mar)
O Parquetur também detém a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e do Parque Estadual do Itacolomi, em Minas Gerais, cujos processos de administração do uso público estão em fase de implementação e que passarão a ser operados pela Parquetur em breve.
Os primeiros 100 dias de Heber Garrido
No fim de abril, Heber Garrido foi anunciado como diretor de Marketing da Parquetur. Agora, mais de 100 dias depois, ele revela o momento especial de sua carreira.
"A impressão que tenho é que já passou um ano. Cheguei num momento especial da empresa que se estrutura, ganha leilões e opera parques. A Chapada dos Veadeiros, por exemplo, é do tamanho de duas cidades de São Paulo. É um mega desafio, mas hoje temos de 80 a 90% de satisfação do cliente, o que é bem acima do setor. Chegou a hora de promovermos os parques naturais para todos os públicos, já que apenas 15 da população visita um parque natural"
Heber Garrido, diretor de Marketing do Parquetur