Karina Cedeño   |   26/09/2024 13:17

1ª Jornada Turismo 2030 da Abav: "Precisamos debater menos e agir mais"

Evento trouxe debates e levantou questões relacionadas ao impacto ambiental do setor de Turismo


PANROTAS / Filip Calixto
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

BRASÍLIA (DF) - Foi realizada hoje (26), durante a Abav Expo 2024, a 1ª Jornada Turismo 2030, iniciativa promovida pela Abav Nacional com curadoria da Apply Brasil e patrocínio do Mato Grosso do Sul. O evento tem como objetivo fortalecer o compromisso com a sustentabilidade e debater estratégias para prosperar frente aos desafios climáticos. E mais importante do que debater, é agir, de acordo com o diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Funditur - MS), Bruno Wendling.

“Trouxemos também para o Fornatur a necessidade de tratar dessas ações climáticas. Precisamos debater menos e agir mais. Alguns anos atrás eu não acreditava que pequenos gestos e ações traziam grandes impactos no meio ambiente e nas comunidades, mas comecei a exercitar isso dentro da fundação e hoje acredito que pequenas ações e movimentos dão grandes resultados. É preciso ter o olhar no futuro, mas agir no presente”, destaca Wendling.

PANROTAS / Filip Calixto
Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Funditur - MS)
Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Funditur - MS)

Falar de desafios, mas mostrar soluções

A presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, destacou a importância da realização da 1ª Jornada Turismo 2030. “Esse é um momento único, em que temos a oportunidade de refletir e agir sobre o futuro do Turismo, setor que é uma verdadeira força de transformação e também capaz de criar conexões reais abrindo novas perspectivas potenciais de nossos parceiros para liderar esse movimento de transformação e solução. É um caminho não só de preservação, mas também de regeneração", destaca Ana Carolina.

"Hoje estamos aqui não apenas para falar dos desafios, mas também para mostrar que soluções existem e estão em nossas mãos. Temos a capacidade de deixar um legado positivo para gerações futuras, mas que devemos começar agora. O Turismo é uma ferramenta de regeneração e deve ser um líder na preservação dos nossos ecossistemas. Esse evento é apenas o início de uma jornada coletiva, onde cada passo que damos juntos faz a diferença", complementa a presidente da Abav Nacional.

"Nos conectamos com a Abav Nacional e, desde as primeiras conversas, ficou claro que havia uma ressonância em relação a temas que podem fazer a diferença nas questões climáticas. O que estamos construindo é relevante. Hoje se inicia, de fato, uma jornada e esse encontro é apenas um ponto de partida. O que fazemos hoje vai ser lembrado amanhã como ponto de virada. Vamos nos engajar e acreditar que somos capazes de criar um futuro mais sustentável", destaca o criador e diretor executivo da Apply Brasil, Caio Coimbra.

A 1ª Jornada Turismo 2030 da Abav Expo promoveu um debate com especialistas em meio ambiente e mudanças climáticas, mediado pela jornalista Christiane Pelajo.

PANROTAS / Filip Calixto
Caio Coimbra, diretor executivo da Apply Brasil,
Caio Coimbra, diretor executivo da Apply Brasil,

Websérie Jornada 2030 – Passaporte para o Futuro

Um dos principais destaques da 1ª Jornada Turismo 2030 foi o lançamento da Websérie Jornada 2030 – Passaporte para o Futuro, que tem o objetivo de fomentar, entre os principais players do mercado, a reflexão sobre “Turismo Regenerativo e Descarbonização”, promovendo o espírito de colaboração entre os stakeholders para enfrentar os desafios ambientais.

O material traz imagens, histórias de líderes e empresas que implementaram práticas sustentáveis além de depoimentos de cientistas como Mercedes Bustamante e de parceiros de instituições como MapBiomas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados