Braztoa compensa emissões de carbono de 2024
Neutralização é uma parceria com Eccaplan; uma das iniciativas beneficiadas será o Terrus Carbon Coffee

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) compensou todas as emissões de carbono geradas por suas atividades em 2024. No último ano, a associação promoveu a Convenção Braztoa, realizada na Patagônia, e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em Gramado.
Além de neutralizar as emissões associadas a essas iniciativas, a entidade compensou todos os deslocamentos de sua equipe, incluindo viagens para feiras e eventos do setor, compromissos institucionais em Brasília, reuniões e o consumo de energia necessário para suas operações.
"Em 2024, a Braztoa percorreu diversos destinos pelo Brasil, participando de eventos que reforçaram nosso compromisso com a sustentabilidade no turismo. Levamos essa pauta adiante, incentivando práticas que minimizem impactos ambientais, fortalecendo alianças e inspirando mais empresas a adotarem escolhas conscientes"
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
"A sustentabilidade é um pilar fundamental para a entidade, e as ações realizadas ao longo do último ano refletem nossa dedicação às práticas responsáveis. Buscamos não apenas neutralizar nossas emissões, mas também incentivar outras organizações a adotarem medidas semelhantes", continuou Marina.
A compensação de carbono será realizada por meio de investimentos em projetos de preservação ambiental e reflorestamento. Uma das iniciativas beneficiadas será o Terrus Carbon Coffee, um projeto de agricultura regenerativa no Brasil que captura carbono no solo e reduz emissões na produção de café.
Com mais de 20 mil toneladas de carbono capturadas e impacto positivo em mais de 200 produtores, a iniciativa contribui para quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
A compensação das emissões ocorre em parceria com a Eccaplan, consultoria especializada em gestão ambiental e sustentabilidade, responsável pela implementação e monitoramento das ações.