Embratur e Setur-SP lançam estudo inédito sobre Turismo internacional em São Paulo
São Paulo é principal portão de entrada por via aérea do Brasil, com 521.821 chegadas no primeiro bimestre

A Embratur e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançaram um estudo que monitora o Turismo internacional no destino. A entrega aconteceu durante o primeiro dia da WTM-LA, nessa segunda-feira (14). No trabalho, coube à Embratur realizar um levantamento de dados recentes de turismo internacional no estado de São Paulo, além de compartilhar a base de dados com o estado.
A análise considerou dados do turismo internacional desde 2018 e os resultados consolidaram São Paulo como maior hub aéreo da América Latina e do Hemisfério Sul. Com os aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, o estado tem mais tráfego aéreo que metrópoles como Jakarta, Sidney e Joanesburgo.
Para se ter uma ideia da importância, São Paulo é o principal portão de entrada por via aérea do Brasil, com 521.821 chegadas no primeiro bimestre de 2025. O valor é 27,86% maior que nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, quando o número foi de 408.108.
“Muito feliz de estarmos fazendo esse projeto inédito com a secretaria de estado de São Paulo. Há dois anos, desde que assumimos a Embratur, temos feito nossas tomadas de decisão baseados em dados, com inteligência comercial. Que essa parceria com São Paulo possa inspirar outras partes do País”
Diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis
Roberto de Lucena, por sua vez, comemorou a parceria com a Embratur. “Quero comemorar essa oportunidade e essa ação que nós produzimos juntos, Embratur e Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turismo e Viagens. Quero publicamente agradecer ao presidente Marcelo Freixo na sua pessoa [Bruno Reis] pela parceria que a Embratur tem tido com o governo do estado através da secretaria. Vocês estão dando um show”, elogiou o secretário de Turismo do Estado de São Paulo.