Embratur e Sebrae lançam Feel Brasil na WTM Latin America
Iniciativa reúne uma seleção de 101 experiências turísticas nos 27 Estados brasileiros

Nesta segunda-feira (14), a Embratur e o Sebrae lançaram o Feel Brasil durante o primeiro dia de WTM Latin America 2025. A iniciativa, criada pelas empreendedoras Nilzete Santos, da Agência Afrotours, e Raquel Zanquete, fundadora do Jardim Amazônia Lodge, reúne uma seleção de 101 experiências turísticas nos 27 Estados brasileiros, formando um portfólio competitivo de vivências que serão promovidas internacionalmente pela Agência.
Durante a apresentação, Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional da Embratur, ressaltou a importância da iniciativa para posicionar o País no mercado externo com experiências autênticas, diversas e sustentáveis.
A proposta do Feel Brasil é justamente organizar essas experiências mapeadas em todo o território nacional dentro de uma plataforma estruturada, com fotos, vídeos, conteúdos traduzidos em mais de seis idiomas e potencial de uso nas ações promocionais da Embratur.

Essa é a primeira vez que a Embratur promove as experiências em si, e não apenas os destinos onde elas estão inseridas. “O foco é o contato direto com o microempreendedor e o mercado internacional. Isso garante que o negócio chegue à ponta, nas mãos de quem realmente realiza a experiência”, destacou Reis.
Segundo o executivo, o projeto supre uma demanda antiga dos operadores internacionais por novidades que mostrem um Brasil além dos destinos já consolidados. “Minha vivência no mercado internacional, nos últimos 15 anos, sempre trouxe essa escuta: o que o Brasil tem de novo para oferecer? Com o tempo, fazer essa promoção se tornava um desafio.”
Turistas internacionais
A coordenadora do Núcleo de Serviços e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia, destacou que o trabalho realizado em conjunto com a Embratur vai além de apenas reunir experiências turísticas em uma plataforma digital. Segundo ela, houve um esforço genuíno de curadoria e mapeamento, com o objetivo de garantir que essas experiências possam, de fato, ser acessadas e comercializadas no mercado internacional.
Em sua fala, Nilzete reforçou que a internacionalização das experiências é um processo fundamental. “O que nos faltava era justamente essa oportunidade de nos auto representar. Essa presença, essa visibilidade, era o que estava faltando”, afirmou.
A empreendedora ressaltou ainda o papel social e cultural das experiências oferecidas. “Mesmo pequenos, podemos proporcionar momentos de realização aos turistas. Nosso papel é gerar renda e emprego, sim, mas, principalmente, oferecer uma vivência autêntica e significativa. É isso que move o afroturismo: o sorriso de quem se sente incluído, de quem diz ‘me realizei, vivi algo verdadeiro’”, destacou.

“Mais do que um lançamento, esse momento é um reconhecimento. Vocês estão nos dando voz. O Jardim da Amazônia está no mercado desde 1997. São 28 anos de caminhada, de desafios e de melhorias na comunicação”, afirmou Raquel. Segundo ela, um dos principais obstáculos sempre foi a localização. “Estamos a 300 quilômetros de Cuiabá, no extremo sul da Amazônia, em uma área de transição com o Cerrado. Isso torna nosso bioma extremamente rico e diverso, mas também demanda uma logística mais complexa.”
Por fim, Reis informou que, na terça-feira (15), a Embratur promoverá uma rodada de negócios para potencializar o Feel Brasil junto aos operadores internacionais.