Iata: trafego aéreo global desacelera, mas atinge alta histórica em fevereiro
No setor doméstico brasileiro, a alta foi de 8% em demanda e 4,1% em capacidade em fevereiro

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) divulgou dados do setor global de transporte de passageiros em fevereiro de 2025, com destaque para alta de 2,6% em demanda total, aumento de 2% para capacidade total e crescimento de 0,4 p.p da taxa de ocupação para 81,1%.
A demanda internacional, por sua vez, aumentou 5,6% em comparação a fevereiro de 2024, enquanto a capacidade subiu 4,5% ano a ano e a ocupação chegou a 80,2% (+0,9 p.p). A demanda doméstica, por sua vez, caiu 1,9%, enquanto a capacidade recuou 1,7% ano a ano. Já a taxa de ocupação chegou a 82,6% (-0,2 ppt.
“Embora o crescimento do tráfego tenha desacelerado em fevereiro, muito disso pode ser explicado por fatores como o ano bissexto e o ano novo lunar caindo em janeiro em comparação a fevereiro do ano passado. O tráfego de fevereiro atingiu uma alta histórica, e o número de voos programados deve continuar aumentando em março e abril. Mas precisamos ficar de olho nos acontecimentos na América do Norte, que viu quedas no tráfego doméstico e internacional”
Willie Walsh, diretor geral da Iata

As companhias aéreas latino-americanas, por sua vez, tiveram um aumento de 6,7% na demanda ano a ano. A capacidade subiu 9,9% ano a ano, enquanto a taxa de ocupação chegou a 81,7% (-2,5 p.p). No setor doméstico brasileiro, a alta foi de 8% em demanda, 4,1% em capacidade e 2.9 p.p em ocupação para 80,3% no mês.