Pedro Menezes   |   16/04/2025 10:52

Governo atualiza plano para redução da emissão de CO2 no setor aéreo

Descarbonização do setor aéreo está entre as prioridades do Governo Federal

Divulgação
O plano chega à 5ª edição e receberá contribuições do setor para reunir soluções que busquem tornar o transporte aéreo mais sustentável
O plano chega à 5ª edição e receberá contribuições do setor para reunir soluções que busquem tornar o transporte aéreo mais sustentável

O Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), deu início à elaboração do plano de ação para redução das emissões de CO2 na aviação civil. A descarbonização do setor aéreo está entre as prioridades do Governo Federal.

O plano, que chega à 5ª edição e receberá contribuições do setor para reunir soluções que busquem tornar o transporte aéreo mais sustentável, consolida esta e outras políticas públicas e estratégias do setor da aviação civil no enfrentamento às mudanças climáticas, em alinhamento com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil perante a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Para a sua elaboração, o setor poderá contribuir com sugestões e propostas de medidas para mitigação das emissões em andamento e planejadas para os próximos cinco anos. As colaborações poderão ser enviadas para o e-mail meioambiente@anac.gov.br até o dia 31 de maio.

O conjunto de medidas implementadas e planejadas pelo setor de aviação do País, que constarão na 5ª edição do plano de ação, será apresentado durante a 42ª Assembleia da OACI, em Montreal, no Canadá, entre os dias 23 de setembro e 3 de outubro de 2025.

A Lei 14.993/24, também chamada de Lei do Combustível do Futuro, prevê a redução da emissão dos gases do efeito estufa pela aviação conforme uma escala crescente do uso do SAF nas operações domésticas que vai de 1% a partir de 1º de janeiro de 2027 até o patamar mínimo de 10% até 1º de janeiro de 2037.

"O Governo Federal, em conjunto com órgãos do setor aéreo, está comprometido em adotar práticas sustentáveis que vão trazer benefícios não somente ao meio ambiente, mas também para a cadeia logística do modal. Estamos trabalhando de forma estratégica e buscando soluções inovadoras para avançarmos, cada vez mais, na agenda da sustentabilidade"

Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados