Pedro Menezes   |   03/10/2024 10:11

Abear volta a destacar potencial do Brasil para liderar a produção do SAF

Jurema explicou que a jornada da descarbonização do setor aéreo contempla quatro pilares

Divulgação
Jurema Monteiro, presidente da Abear<br/>
Jurema Monteiro, presidente da Abear

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Jurema Monteiro, voltou a destacar o potencial do Brasil na produção de combustível sustentável da aviação (SAF), desta vez em evento do G20 realizado nesta quarta-feira (2), sobre Mulheres na Transição Energética, em Foz do Iguaçu (PR)

Jurema explicou que a jornada da descarbonização do setor aéreo contempla quatro pilares: novas aeronaves e motores, rotas e operações mais eficientes; uso de novas tecnologias; e compensação com créditos de carbono e a transição para o SAF. O evento reuniu ministros, autoridades e representantes do setor de energia.

“Com ampla expertise na fabricação de biocombustíveis, o Brasil possui tecnologia e matéria-prima para produzir 9 bilhões de litros de SAF por ano, volume superior aos 6,5 bilhões de litros de querosene de aviação consumidos anualmente. Confirmadas as projeções, atenderemos à demanda nacional e viabilizaremos a exportação para o mercado internacional, gerando riquezas para o país”

Jurema Monteiro, presidente da Abear

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a transição energética, assim como a inclusão de gênero, deve ser imediata. Já para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, a transição energética e a inclusão de mais mulheres devem ser utilizadas para discutir valores e culturas.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a estatal já possui metas de diversidade em curso, com foco até o fim desta década. Por fim, a representante do Secretariado-Geral das Nações Unidas para Energia Sustentável e copresidente da ONU Energia, Damilola Ogunbivi, alertou que o setor precisa olhar com atenção para a igualdade de postos de trabalho para todos os gêneros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados