Beatrice Teizen   |   02/10/2024 16:28

Iata lança hub para segurança e compliance no setor de aviação

Iata Connect contará com a participação dee empresas aéreas, agências reguladoras e auditores

Pixabay
Cerca de 2,3 mil profissionais de segurança da aviação foram convidados a integrar a Iata Connect
Cerca de 2,3 mil profissionais de segurança da aviação foram convidados a integrar a Iata Connect

A Iata acaba de anunciar o lançamento do Iata Connect, criando uma comunidade de especialistas em segurança, conformidade e operações na aviação, incluindo empresas aéreas, agências reguladoras e auditores.

Com foco inicial na Auditoria de Segurança Operacional da Iata (da sigla em inglês Iosa), os membros da comunidade Iata Connect poderão acessar e utilizar a plataforma para trocar, de forma segura, documentos de segurança, compartilhar informações e colaborar para promover melhorias contínuas para a segurança da aviação.

Além do Iosa Registry, o hub também abrigará um repositório seguro de documentos privados, com capacidades analíticas e de benchmarking. O conteúdo inclui relatórios de auditoria Iosa, normas e informações relacionadas, materiais de orientação, perfis de 440 companhias aéreas, alertas da indústria e fontes de notícias, que podem ser acessados e compartilhados.

Cerca de 2,3 mil profissionais de segurança da aviação foram convidados a integrar a comunidade Iata Connect, abrangendo reguladores, empresa aéreas registradas no Iosa e auditores.

"Iata Connect proporcionará aos profissionais de segurança e compliance da aviação, tanto do governo quanto da indústria, um meio de tornar o voo ainda mais seguro, facilitando a colaboração em tempo real. Seja compartilhando um relatório de auditoria Iosa, respondendo a um questionário de conformidade, atualizando informações sobre parceiros de codeshare, realizando benchmarking de recursos ou coletando informações, trará novas eficiências e capacidades. Ao coletar dados críticos de auditoria Iosa em um único local, mantê-los atualizados e facilitar o intercâmbio de informações, o Iata Connect será uma ferramenta atraente para todos os envolvidos na conformidade e supervisão de segurança na aviação", diz o diretor-geral da associação, Willie Walsh.

Divulgação
Willie Walsh, diretor geral da Iata
Willie Walsh, diretor geral da Iata

O lançamento responde diretamente ao crescente desafio enfrentado pelos profissionais de segurança para gerenciar a documentação de conformidade. Diante do aumento das operações, requisitos regulatórios e ambientes operacionais cada vez mais complexos (com parcerias comerciais e de terceirização), espera-se que a troca de informações e documentação de auditoria em uma única plataforma melhore significativamente a eficiência.

Com o objetivo de transformar o Iata Connect em um espaço virtual de colaboração para todos os profissionais da aviação, a plataforma também está disponível por meio de um aplicativo móvel, que inicialmente incluirá outras duas importantes iniciativas de segurança da entidade:

  • Safety Connect, um fórum seguro já estabelecido, usado por grupos de interesse para discussões e recursos específicos de áreas operacionais, como cabine, carga e operações terrestres;
  • Safety Issue Hub, de acesso público, em que informações sobre perigos e riscos de segurança são publicadas para priorizar e implementar programas de melhoria da segurança na aviação.

Com o tempo, e em resposta às necessidades dos usuários, o Iata Connect crescerá e adicionará novas funcionalidades, tornando-se o ponto de referência único para os profissionais de segurança na aviação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados