Greve na Argentina: anúncio de paralisação gera cancelamento de voos
A partir da meia-noite, país terá paralisação geral, impactando voos, trens, metrôs e outros modais

A principal confederação de trabalhadores da Argentina, a CGT (Confederación General del Trabajo), convocou uma greve nacional de 36 horas a partir da meia-noite desta quinta-feira (10) e, com adesão dos sindicatos que reúnem os trabalhadores da Intercargo, uma empresa de serviço em todos os aeroportos argentinos, voos serão cancelados no destino.
O Portal PANROTAS está em contato com todas as companhias que voam do Brasil à Argentina, e atualizará esta notícia conforme receber as informações.
Além de transportes, bancos, órgãos públicos, educação, saúde e comércio devem ser afetados na greve, um protesto contra as políticas do governo do presidente Javier Milei. A imprensa argentina também alerta para greve para o Dia Internacional do Trabalhador, 1º de maio.
Gol suspende voos à Argentina
A Gol já anunciou que, com esta paralisação, seu voos de/para Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário nesta data foram cancelados.
Segundo a empresa, foram disponibilizados dez voos extras nos dias 11 e 12 de abril para acomodar os passageiros que precisarem remarcar suas viagens. As remarcações podem ser feitas sem custo, conforme a preferência do cliente.
"Os passageiros impactados estão sendo comunicados diretamente via e-mail e SMS. Caso tenha clientes com voos para a Argentina neste período, orientamos que a gestão dos PNRs seja realizada nos canais dedicados: DCP, site Voegol (Agências | Gol Linhas Aéreas) ou via formulário, caso o cliente opte pelo reembolso", aponta a Gol, em comunicado ao mercado.
Latam Airlines também suspende voos à Argentina
A Latam Airlines também se pronunciou sobre voos a Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), Salta, Córdoba, Rosário e Mendoza.
"Devido à greve geral anunciada na Argentina e à adesão dos sindicatos que reúnem os trabalhadores da Intercargo, empresa que presta serviços de rampa em todos os aeroportos da Argentina, o Grupo Latam informa que foi forçado a cancelar e/ou reprogramar seus voos de e para a Argentina na próxima quinta-feira, 10 de abril", aponta comunicado.
- Os passageiros afetados pelos cancelamentos e/ou reprogramações podem escolher uma das seguintes opções diretamente na seção Minhas Viagens em latam.com:
- Alterações de data/voo sem custos: O cliente pode escolher só ida e/ou ida e volta para uma nova data, antecipando ou postergando o voo.
- Reembolsos: Os reembolsos são gratuitos e aplicam-se a todos os bilhetes não utilizados.
Por fim, informamos que alguns voos podem não ser cancelados, mas sim operados com alguma alteração no horário e/ou data de voo. Por isso, pedimos aos passageiros que confiram periodicamente o status do seu voo diretamente no site latam.com."
Aerolíneas Argentinas impactada com a greve
Aerolíneas Argentinas também tem voo cancelados em virtude da greve geral no país vizinho, para os quais a companhia oferece política comercial de reacomodações. Confira no comunicado:

Flybondi mantém operações, mas em Ezeiza
A Flybondi informa que, devido à greve geral todas as suas operações no em 10 de abril serão realizadas no Aeroporto Internacional de Ezeiza.
Neste terminal, a companhia oferece seu próprio serviço de handling (assistência em solo para aeronaves e passageiros) e, portanto, poderá concentrar sua programação no local, o que irá permitir operar 51 voos e transportar mais de nove mil passageiros.
Em comunicado a empresa aérea diz que "devido à greve, teve que ajustar suas operações para este dia, o que envolve mudanças em aeroportos, horários e o cancelamento de quatro voos com escalas onde o serviço de rampa é fornecido pela Intercargo (entre Buenos Aires e Comodoro Rivadavia e Rio Gallegos). Vale ressaltar que a Flybondi tem serviço próprio de rampa em 80% dos aeroportos onde opera".
A companhia ainda diz que os passageiros cujo voo foi cancelado ou modificado com mais de quatro horas de atraso em relação ao seu horário original poderão realizar alteração de data sem custos adicionais a partir deste site.
Emirates se manifesta sobre greve na Argentina
A Emirates Airline comunica que não opera voos saindo ou chegando da Argentina às quintas-feiras.
JetSmart cancela voos
Veja comunicado da JetSmart:
A JetSMART informa que, devido às medidas sindicais anunciadas para o dia 10 de abril na Argentina, nos vemos na necessidade de cancelar todos os voos domésticos (dentro da Argentina) para essa data.
Ao mesmo tempo, confirmamos a operação de todos os nossos voos internacionais para o mesmo dia, com alguns ajustes e reprogramações, tanto de horário quanto de aeroporto.
Esses cancelamentos e alterações são consequência de uma situação alheia à companhia aérea, e lamentamos os transtornos que isso possa causar.
Caso o voo seja afetado, o passageiro poderá optar pela alteração de data, conforme as seguintes condições: • Mudança sem custo, sem diferença tarifária, para voar até 30 de abril de 2025 (sujeito à disponibilidade e restrições). • A alteração poderá ser feita até o dia 17 de abril através deste LINK.
Recomendamos que os passageiros se mantenham informados por meio de seus e-mails ou do nosso site, www.JetSMART.com.