Latam e Delta reúnem alta liderança no Brasil para alinhar avanços da joint venture
Acordo estratégico une mais de 300 destinos sul-americanos e norte-americanos das companhias

Latam Airlines e Delta Air Lines realizaram na última semana, em São Paulo, a segunda edição brasileira do seu Joint Venture Leadership Team Meeting. O encontro já tinha sido realizado anteriormente em Atlanta, Santiago, Bogotá, Miami e em São Paulo pela primeira vez em 2023.
Nesta edição, reuniu mais de 30 líderes sêniores da Latam e da Delta para tratar dos avanços da sua joint venture, iniciada em outubro de 2022. O encontro de dois dias foi realizado no Hotel Marriott, em São Paulo.
O primeiro dia de atividades, em 2 de abril, incluiu reuniões entre os executivos e um jantar no restaurante Skye, ponto turístico da capital paulista. O segundo dia, 3 de abril, teve agenda de reuniões contou com temas como desempenho comercial, experiência do cliente e distribuição e vendas.
“Celebramos neste evento os resultados alcançados em dois anos de parceria entre a Latam e a Delta Air Lines. Desde 2022, crescemos mais de 100% no volume de passageiros transportados entre o Brasil e os Estados Unidos. Além disso, inauguramos novas rotas e ampliamos frequências, reforçando a conectividade nos mais de 300 destinos entre as Américas"
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Alex Antilla, vice-presidente da Delta para a América Latina, enfatizou que os resultados expressivos da operação conjunta entre Delta e Latam em apenas dois anos comprovam a potência da parceria.
“A Delta e a Latam são fortes juntas porque, individualmente, estão em ótimos momentos, com foco estratégico para ampliar suas redes, apostando em tecnologia em todos os pontos da jornada do cliente e trabalhando incessantemente para transformar a experiência de viagem em um momento único e personalizado para os passageiros. Além de discutirmos como estamos e os próximos passos que seguiremos tendo em vista os mercados em que operamos, encontros como o JVLT promovem uma grande conexão com as equipes e com a cultura da Latam, o que facilita muito nosso entendimento e é algo que a Delta, como uma companhia aérea global, preza muito”
Alex Antilla, vice-presidente da Delta para a América Latina
Os avanços da Joint Venture

Desde a implementação de sua joint venture, em outubro de 2022, o grupo Latam e a Delta Air Lines viram o seu número de passageiros transportados nos voos Brasil-EUA saltar de 797 mil (em 2022) para 2 milhões (em 2024), um crescimento de mais de 100%. Esses clientes viajaram nos mais de 11 mil voos operados de forma combinada nos dois anos de JV, completados em outubro passado, os quais percorreram quase 48 milhões de quilômetros.
No decorrer desse período, as empresas aéreas lançaram conjuntamente os voos regulares Rio de Janeiro-Atlanta (operado pela Delta) e São Paulo-Los Angeles (operado pela Latam), além da segunda frequência diária São Paulo-Atlanta e a rota sazonal entre Rio de Janeiro e Nova York-JFK, ambas da Delta.
Os clientes dos programas de fidelidade Latam Pass e Delta SkyMiles podem acumular e resgatar pontos/milhas e usufruir de benefícios Elite recíprocos ao voar com a outra companhia aérea. Dependendo da categoria de membro do programa de passageiro frequente, os benefícios incluem:
- Isenção da tarifa de seleção de assento nos voos da Latam
- Embarque prioritário
- Assentos preferenciais
- Check-in prioritário
- Franquia adicional de bagagem
- Gestão de bagagem prioritária
- Verificação de segurança prioritária por meio do TSA