Por que a rota Los Angeles-Guarulhos deu certo com Delta e Latam?
Inaugurada em agosto de 2023, rota direta entre Brasil e Costa Oeste dos EUA nunca teve êxito no passado
Essa pergunta só foi feita pelo Portal PANROTAS, em coletiva realizada recentemente para comemorar os dois anos de joint venture entre Delta Air Lines e Latam Airlines, porque outras companhias já tentaram, sem sucesso, manter uma rota regular entre as duas cidades em um passado não tão distante.
Lançada em novembro de 2022 e inaugurada oficialmente em agosto de 2023, a rota GRU-LAX embora não tenha dado certo em outras ocasiões, passou a fazer sentido no ano retrasado por conta do investimento que a Delta Air Lines fez para receber os passageiros na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta no Brasil, e Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil, abordaram a performance desta que é a cara da joint venture no Brasil e justificaram o sucesso da rota.
"Por que esta aposta? Por que agora fazia sentido? Já cobríamos muito bem a Costa Leste, mas o investimento que a Delta fez em aprimorar seus produtos domésticos e em coordenar seus voos a partir de Los Angeles foi fundamental para conectar com o voo que chega de Guarulhos. Por outro lado, o voo de volta também alimenta o Brasil inteiro através da Latam. Essa preparação fez com que a rota criasse 20% a mais de demanda, tornando-se de fato rentável para as companhias"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Já Ricardo reconhece que essa era uma rota que precisava ser construída e bem trabalhada. Foi exatamente o que aconteceu muito por conta do fato das companhias não terem apenas anunciado e deixado a rota para vender. A estratégia envolveu os horários que potencializam demandas e o trabalho de branding nos dois países.
"Esta foi uma rota muito estudada. Não colocamos o voo para vender lá e pronto. Pensamos em todas as conexões no Brasil e nos Estados Unidos. Tanto é que hoje, do total de passageiros que chegam a Los Angeles neste voo, cerca 15% já conectam com outro destino"
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Los Angeles é um dos hubs da Delta nos EUA e conta hoje com terminal totalmente novo, após investimento de US$ 12 bilhões feito nos hubs da companhia em todo o país. A cidade é hoje ponto de conexão para Costa Oeste, com voos para Salt Lake City, Seattle, San Diego, Las Vegas, Ásia e até Havaí. Recentemente, por lá, a companhia ainda inaugurou seu novo Delta One Lounge no LAX.