Pedro Menezes   |   11/10/2024 13:16
Atualizada em 11/10/2024 13:17

Latam e Delta: JV avança na gestão de agências e contratos corporativos

Sucesso de joint venture não envolve apenas questões operacionais, mas também o relacionamento com mercado


PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam, e Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam, e Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil

Delta e Latam estão comemorando dois anos de joint venture entre América do Sul e Estados Unidos. Desde 2022, mais de 2 milhões de clientes foram transportados apenas entre Brasil e EUA em mais de 11 mil voos. Mas não é só de voos, rotas e integração de sistemas e malhas que vive a JV Delta e Latam.

A relação com o mercado está diretamente ligada a este sucesso. Tanto é que, desde 2023, as companhias vêm investindo num ponto que é super importante para a distribuição dos seus voos e liderança de mercado: um maior e mais eficiente relacionamento com agências de viagens e com o público corporativo.

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, e Ricardo Oliveira, gerente nacional de Vendas da Delta Air Lines para o Brasil, comentaram sobre o sucesso da parceria, não só em questões operacionais, como já vimos mais cedo aqui no Portal PANROTAS, mas também no relacionamento com o mercado.

PANROTAS / Emerson Souza
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

"No último ano, focamos em como utilizar nossa equipe de Delta e Latam de uma maneira mais eficiente na gestão junto às agências de viagens. Vendemos a JV como um pacote conjunto. O executivo da Delta, por exemplo, já representa a Latam para falar da conexão Brasil-EUA. Em outros modelos e agências, é o executivo da Latam responsável por tudo isso. Estamos em campo para falar da nossa operação como um todo, independente do executivo e da empresa"

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Ricardo Oliveira detalhou ainda mais este contato cada vez maior com as agências de viagens. Segundo ele, há dois tipos de atendimento: Integration e Delegation.

"No Integration, uma determinada agência de viagens vai ser atendida pelo executivo de contas da Delta, que abordará tudo sobre a conexão Brasil-EUA, e também pelo executivo da Latam, que abordará toda a gama de destinos nacionais e internacionais da Latam, exceto Estados Unidos. Já no Delegation, é o executivo de contas da Latam que representa Delta e toda a malha da Latam dentro daquela mesma agência"

Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil

Joint Contracts já é uma realidade

Além do atendimento às agências com maior eficácia, a joint venture também investiu na unificação de contratos corporativos e na padronização do atendimento a essas empresas. São os Joint Contracts, focados apenas na unificação de condições especiais ao mercado corporativo.

"É o caso da Embraer, por exemplo, que tem contrato independentes com Delta e Latam. Com o Joint Contracts, uma determinada empresa tem descontos, benefícios e condições integradas, sob um contrato único de JV, que envolve as duas companhias e ainda fortalece a proposta de valor na negociação"

Ricardo Oliveira, gerente nacional de Vendas da Delta no Brasil

Benefícios estendidos para viajantes corporativos

Atualmente, as parceiras operam seis novas rotas conjuntas
Atualmente, as parceiras operam seis novas rotas conjuntas

Há cerca de um mês, a joint venture estendeu benefícios para os passageiros corporativos. Agora, eles têm os mesmos benefícios de pessoas físicas em voos na Delta e na Latam.

No aeroporto, por exemplo, os passageiros encontram processo de check-in mais rápido, podendo despachar suas bagagens até o destino final, bem como terminais compartilhados em Nova York-JFK, São Paulo, e Santiago, no Chile, otimizando o tempo para passageiros em conexão.

Além disso, os passageiros podem ter acesso a mais benefícios, como o acúmulo conjunto de milhas ou pontos em programas de milhagem e acesso a mais de 53 Delta Sky Clubs nos Estados Unidos e cinco lounges da Latam, principalmente na América do Sul (Santiago, Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, sem contar Miami).

Há também uma série de benefícios recíprocos para clientes de elite dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e Latam Pass, como check-in, embarque e manuseio de bagagem prioritários e franquia adicional de bagagem, entre outras vantagens.

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil

"O passageiro chega em Miami com a Latam, de lá ele tem oito voos diários para Atlanta com a Delta, de onde pode se conectar para o país inteiro. Atlanta é o nosso principal hub no mundo. São em torno de 4 mil voos diários, sendo 1,6 mil apenas para Atlanta"

Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil

Atualmente, as parceiras operam seis novas rotas conjuntas (Atlanta-Cartagena e a sazonal Nova York JFK-Rio de Janeiro, operada pela Delta, e Bogotá-Orlando, São Paulo-Los Angeles, a sazonal Santiago-Orlando, e Quito-Miami, a bordo de aeronaves da Latam), além de terem reforçado rotas importantes com frequências adicionais, como a inclusão de uma segunda frequência diária em Atlanta e Bogotá (Delta) e de Lima a Atlanta (Latam).

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