Latam e Delta: JV avança na gestão de agências e contratos corporativos
Sucesso de joint venture não envolve apenas questões operacionais, mas também o relacionamento com mercado
Delta e Latam estão comemorando dois anos de joint venture entre América do Sul e Estados Unidos. Desde 2022, mais de 2 milhões de clientes foram transportados apenas entre Brasil e EUA em mais de 11 mil voos. Mas não é só de voos, rotas e integração de sistemas e malhas que vive a JV Delta e Latam.
A relação com o mercado está diretamente ligada a este sucesso. Tanto é que, desde 2023, as companhias vêm investindo num ponto que é super importante para a distribuição dos seus voos e liderança de mercado: um maior e mais eficiente relacionamento com agências de viagens e com o público corporativo.
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, e Ricardo Oliveira, gerente nacional de Vendas da Delta Air Lines para o Brasil, comentaram sobre o sucesso da parceria, não só em questões operacionais, como já vimos mais cedo aqui no Portal PANROTAS, mas também no relacionamento com o mercado.
"No último ano, focamos em como utilizar nossa equipe de Delta e Latam de uma maneira mais eficiente na gestão junto às agências de viagens. Vendemos a JV como um pacote conjunto. O executivo da Delta, por exemplo, já representa a Latam para falar da conexão Brasil-EUA. Em outros modelos e agências, é o executivo da Latam responsável por tudo isso. Estamos em campo para falar da nossa operação como um todo, independente do executivo e da empresa"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Ricardo Oliveira detalhou ainda mais este contato cada vez maior com as agências de viagens. Segundo ele, há dois tipos de atendimento: Integration e Delegation.
"No Integration, uma determinada agência de viagens vai ser atendida pelo executivo de contas da Delta, que abordará tudo sobre a conexão Brasil-EUA, e também pelo executivo da Latam, que abordará toda a gama de destinos nacionais e internacionais da Latam, exceto Estados Unidos. Já no Delegation, é o executivo de contas da Latam que representa Delta e toda a malha da Latam dentro daquela mesma agência"
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Joint Contracts já é uma realidade
Além do atendimento às agências com maior eficácia, a joint venture também investiu na unificação de contratos corporativos e na padronização do atendimento a essas empresas. São os Joint Contracts, focados apenas na unificação de condições especiais ao mercado corporativo.
"É o caso da Embraer, por exemplo, que tem contrato independentes com Delta e Latam. Com o Joint Contracts, uma determinada empresa tem descontos, benefícios e condições integradas, sob um contrato único de JV, que envolve as duas companhias e ainda fortalece a proposta de valor na negociação"
Ricardo Oliveira, gerente nacional de Vendas da Delta no Brasil
Benefícios estendidos para viajantes corporativos
Há cerca de um mês, a joint venture estendeu benefícios para os passageiros corporativos. Agora, eles têm os mesmos benefícios de pessoas físicas em voos na Delta e na Latam.
No aeroporto, por exemplo, os passageiros encontram processo de check-in mais rápido, podendo despachar suas bagagens até o destino final, bem como terminais compartilhados em Nova York-JFK, São Paulo, e Santiago, no Chile, otimizando o tempo para passageiros em conexão.
Além disso, os passageiros podem ter acesso a mais benefícios, como o acúmulo conjunto de milhas ou pontos em programas de milhagem e acesso a mais de 53 Delta Sky Clubs nos Estados Unidos e cinco lounges da Latam, principalmente na América do Sul (Santiago, Buenos Aires, São Paulo e Bogotá, sem contar Miami).
Há também uma série de benefícios recíprocos para clientes de elite dos programas de fidelidade Delta SkyMiles e Latam Pass, como check-in, embarque e manuseio de bagagem prioritários e franquia adicional de bagagem, entre outras vantagens.
"O passageiro chega em Miami com a Latam, de lá ele tem oito voos diários para Atlanta com a Delta, de onde pode se conectar para o país inteiro. Atlanta é o nosso principal hub no mundo. São em torno de 4 mil voos diários, sendo 1,6 mil apenas para Atlanta"
Ricardo Oliveira, gerente de Vendas da Delta para o Brasil
Atualmente, as parceiras operam seis novas rotas conjuntas (Atlanta-Cartagena e a sazonal Nova York JFK-Rio de Janeiro, operada pela Delta, e Bogotá-Orlando, São Paulo-Los Angeles, a sazonal Santiago-Orlando, e Quito-Miami, a bordo de aeronaves da Latam), além de terem reforçado rotas importantes com frequências adicionais, como a inclusão de uma segunda frequência diária em Atlanta e Bogotá (Delta) e de Lima a Atlanta (Latam).