EXCLUSIVO: Gol explica o que fazer com as reservas de abril; entenda
Toda a malha da companhia foi reformulada, com 200 voos por dia no quarto mês do ano
O Portal PANROTAS procurou a Gol Linhas Aéreas para esclarecer as mudanças na malha para abril deste ano e os procedimentos para quem tem bilhete com a companhia aérea de 1º de abril a 30 de abril de 2021.
O diretor de Vendas da companhia, Renzo Mello, tirou as dúvidas que o mercado começou a enviar para a PANROTAS assim que a empresa divulgou que todos os passageiros com bilhete para abril terão de acessar um link e remarcar seu voo. Isso porque toda a malha foi afetada, todos os destinos operados pela companhia. “Às vezes a diferença de horário pode ser pequena, de cinco minutos, mas isso configura um novo voo”, explica. Levar todos os clientes ao site também é uma forma de a Gol ter certeza de que esse cliente quer continuar voando e ajudar em futuros ajustes.
Essa reformulação da malha se deu devido à chegada do ápice da crise da covid-19 no País, com destinos de norte a sul do Brasil aumentando as restrições e com isso levando os viajantes a mudar seus planos de viagens. A princípio as mudanças são apenas para abril, mas a Gol está analisando dia a dia o comportamento do mercado e novos ajustes podem ser feitos.
Confira a seguir os detalhes da mudança:
1 – Todos os voos de abril foram afetados?
GOL: Sim, todos os voos. Por isso é necessário que todos os passageiros entrem no link enviado pela companhia.
2 – Qual o tamanho da malha atual?
GOL: A empresa chegou a operar mais de 600 voos por dia no final de 2020. Chegou a 350 em março e vai descer a 200 voos por dia na malha reformulada de abril. Não chega a ser a malha essencial de abril de 2020, quando havia 50 voos por dia, mas trata-se de um corte e tanto frente a dezembro.
3 – Por que a malha teve de ser diminuída?
GOL: Renzo Mello explica que o número de cancelamentos, remarcações e no-show cresceu muito em 2021. E as vendas também vêm caindo à medida em que os destinos nacionais fecham ou aumentam as restrições (a Gol ainda não retomou os voos internacionais, que estavam previstos para o final de março de 2021). “Acompanhamos dia a dia e a situação é crítica e imprevisível. Todos estão tendo de readequar sua oferta”, explica.
4 – Ao entrar no link quais as opções dos passageiros?
GOL: Pelo link ou em CONFIRME SEU VOO no www.voegol.com.br, o passageiro cai no sistema da Gol e pode escolher um outro voo, na nova malha de abril, em data e horário próximos ao voo original. Se não quiser voar em abril, pode remarcar para uma data mais para frente no ano. Se quiser cancelar, ficará com crédito para voar na Gol. Se optar pelo reembolso, entrará nas regras de reembolso estabelecidas pelo governo federal (12 meses a partir da data do voo cancelado). A Gol afirma que qualquer mudança não terá penalidades, inclusive na reserva de voos futuros que tenham diferença tarifária (a Gol isentará todas as penalidades).
5 – As agências de viagens podem fazer as mudanças para seus clientes?
GOL: Sim. A Gol colocou, no ambiente de agências de viagens no site da companhia aérea, a ferramenta para que o agente faça a mudança para seu cliente.
6 – Haverá necessidade de entrar em contato com a Central de Atendimento por telefone?
GOL: A empresa diz que não, pois todas as mudanças poderão ser feitas pelo site. No momento, as centrais estão sobrecarregadas e por isso a Gol tentou automatizar todas as mudanças.
7 – Todas as regiões do País foram afetadas?
GOL: Sim, todas as cidades operadas pela Gol tiveram alteração. É uma malha 100% nova.
8 – Quem tem passagem para um voo em março deve também remarcar no site?
GOL: Somente se recebeu um comunicado da Gol, pois os cancelamentos de março são operacionais e pontuais. A malha, em sua maioria, está mantida.
9 – Quem tem bilhetes para outros meses precisa alterar agora as datas da viagem?
GOL: Também não. As malhas de maio em diante estão mantidas e dependerão da evolução da vacinação e do combate à pandemia. A Gol afirma que monitora dia a dia as reservas próximas e futuras e avisará os clientes sobre qualquer alteração.
10 – Se eu não recebi um aviso da Gol, como checo se meu voo foi cancelado?
GOL: Procure as mensagens em sua caixa de spam ou no SMS do celular. De qualquer forma, todos os passageiros de abril precisam fazer a remarcação no site. Os passageiros de março, somente se forem avisados. Cheque no site ou nos demais canais Gol se tem alguma dúvida. De maio em diante, não há alterações anunciadas no momento.
Saiba mais em www.voegol.com.br.
O diretor de Vendas da companhia, Renzo Mello, tirou as dúvidas que o mercado começou a enviar para a PANROTAS assim que a empresa divulgou que todos os passageiros com bilhete para abril terão de acessar um link e remarcar seu voo. Isso porque toda a malha foi afetada, todos os destinos operados pela companhia. “Às vezes a diferença de horário pode ser pequena, de cinco minutos, mas isso configura um novo voo”, explica. Levar todos os clientes ao site também é uma forma de a Gol ter certeza de que esse cliente quer continuar voando e ajudar em futuros ajustes.
Essa reformulação da malha se deu devido à chegada do ápice da crise da covid-19 no País, com destinos de norte a sul do Brasil aumentando as restrições e com isso levando os viajantes a mudar seus planos de viagens. A princípio as mudanças são apenas para abril, mas a Gol está analisando dia a dia o comportamento do mercado e novos ajustes podem ser feitos.
Confira a seguir os detalhes da mudança:
1 – Todos os voos de abril foram afetados?
GOL: Sim, todos os voos. Por isso é necessário que todos os passageiros entrem no link enviado pela companhia.
2 – Qual o tamanho da malha atual?
GOL: A empresa chegou a operar mais de 600 voos por dia no final de 2020. Chegou a 350 em março e vai descer a 200 voos por dia na malha reformulada de abril. Não chega a ser a malha essencial de abril de 2020, quando havia 50 voos por dia, mas trata-se de um corte e tanto frente a dezembro.
3 – Por que a malha teve de ser diminuída?
GOL: Renzo Mello explica que o número de cancelamentos, remarcações e no-show cresceu muito em 2021. E as vendas também vêm caindo à medida em que os destinos nacionais fecham ou aumentam as restrições (a Gol ainda não retomou os voos internacionais, que estavam previstos para o final de março de 2021). “Acompanhamos dia a dia e a situação é crítica e imprevisível. Todos estão tendo de readequar sua oferta”, explica.
4 – Ao entrar no link quais as opções dos passageiros?
GOL: Pelo link ou em CONFIRME SEU VOO no www.voegol.com.br, o passageiro cai no sistema da Gol e pode escolher um outro voo, na nova malha de abril, em data e horário próximos ao voo original. Se não quiser voar em abril, pode remarcar para uma data mais para frente no ano. Se quiser cancelar, ficará com crédito para voar na Gol. Se optar pelo reembolso, entrará nas regras de reembolso estabelecidas pelo governo federal (12 meses a partir da data do voo cancelado). A Gol afirma que qualquer mudança não terá penalidades, inclusive na reserva de voos futuros que tenham diferença tarifária (a Gol isentará todas as penalidades).
5 – As agências de viagens podem fazer as mudanças para seus clientes?
GOL: Sim. A Gol colocou, no ambiente de agências de viagens no site da companhia aérea, a ferramenta para que o agente faça a mudança para seu cliente.
6 – Haverá necessidade de entrar em contato com a Central de Atendimento por telefone?
GOL: A empresa diz que não, pois todas as mudanças poderão ser feitas pelo site. No momento, as centrais estão sobrecarregadas e por isso a Gol tentou automatizar todas as mudanças.
7 – Todas as regiões do País foram afetadas?
GOL: Sim, todas as cidades operadas pela Gol tiveram alteração. É uma malha 100% nova.
8 – Quem tem passagem para um voo em março deve também remarcar no site?
GOL: Somente se recebeu um comunicado da Gol, pois os cancelamentos de março são operacionais e pontuais. A malha, em sua maioria, está mantida.
9 – Quem tem bilhetes para outros meses precisa alterar agora as datas da viagem?
GOL: Também não. As malhas de maio em diante estão mantidas e dependerão da evolução da vacinação e do combate à pandemia. A Gol afirma que monitora dia a dia as reservas próximas e futuras e avisará os clientes sobre qualquer alteração.
10 – Se eu não recebi um aviso da Gol, como checo se meu voo foi cancelado?
GOL: Procure as mensagens em sua caixa de spam ou no SMS do celular. De qualquer forma, todos os passageiros de abril precisam fazer a remarcação no site. Os passageiros de março, somente se forem avisados. Cheque no site ou nos demais canais Gol se tem alguma dúvida. De maio em diante, não há alterações anunciadas no momento.
Saiba mais em www.voegol.com.br.