Governo de Pernambuco autoriza companhias aéreas a retomarem voos a jato para Noronha
Transportadoras agora dependem da Anac para retirar restrição que proibe voos a jato na ilha pernambucana

Com as obras de revitalização do eixo central da pista do Aeroporto de Noronha devidamente finalizadas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, da Autarquia de Fernando de Noronha e da Empetur, publicará nesta sexta-feira (21) a autorização oficial para as companhias aéreas comercializarem e operarem voos a jato na ilha pernambucana.
A decisão acontece após reunião com as três companhias aéreas, realizada nessa quarta-feira (19), como vimos no Portal PANROTAS. Durante o encontro, foram discutidas as necessidades para o cumprimento da delimitação do acordo homologado pelo STF, abordando a questão do controle de passageiros, conforme estipulado pela legislação.
"Foi enfatizada a obrigação das empresas aéreas em respeitar as disposições do acordo, incluindo o controle das passagens destinadas aos ilhéus e prestadores de serviço e outras obrigações e exigências legais. O Governo enviará para as companhias aéreas as autorizações de voo ainda nesta sexta-feira (21)"
Governo de Pernambuco, em nota oficial ao Portal PANROTAS
O aeroporto de Fernando de Noronha não recebe voos de aeronaves a jato, como o Boeing 737 e toda a família do Airbus A320, desde 12 de outubro de 2022. A decisão foi tomada, na época, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), citando a segurança como prioridade das operações.
Anac ainda precisa retirar restrições

O Governo de Pernambuco vai autorizar a comercialização e operação dos voos a jato das companhias aéreas, mas dependerá de uma decisão da Anac para a retomada das operações. Isto porque, é de responsabilidade da própria agência retirar a restrição que proibe voos a jato no aeroporto.
Procurada pelo Portal PANROTAS, a Anac já se pronunciou! Segundo ela, após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela Agência.
"A Anac aguarda a apresentação de ensaios que comprovem a execução do revestimento da pista e o cronograma de continuidade das demais obras no aeroporto para que seja avaliado retorno das operações com aeronaves a jato a partir de abril"
Anac, em comunicado ao Portal PANROTAS
Enquanto isso, Gol e Latam estão prontas para operar. A Latam, em setembro do ano passado, e a Gol, na última sexta-feira (14), já anunciaram seus voos. A Gol iniciou a comercialização para voos a partir de abril, enquanto a Latam confirmou que anunciará as vendas de passagens aéreas e a data do seu primeiro voo em breve.