Aeroporto de Noronha poderá retomar as operações com aeronaves a jato em abril, diz Anac
Agência aguarda a apresentação de alguns fatores para avaliar o retorno de operações com aeronaves a jato

O aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco, não recebe voos de aeronaves a jato, como o Boeing 737 e toda a família do Airbus A320, desde 12 de outubro de 2022. A decisão foi tomada, na época, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), citando a segurança como prioridade das operações.
A boa notícia é que as obras de revitalização do eixo central da pista do aeroporto de Noronha já estão finalizadas, segundo o próprio Governo de Pernambuco, que realizou uma reunião hoje (19) com as companhias aéreas para discutir todos os aspectos envolvidos, incluindo o início da venda de bilhetes.
Agora, o Governo de Pernambuco fará os ajustes necessários para as autorizações e para garantir o desenvolvimento sustentável da ilha. Apesar disso, o Governo de Pernambuco já informou que até o momento, nenhuma companhia aérea está autorizada a operar voos a jato para a ilha.
Procurada pelo Portal PANROTAS, a Anac informou que, após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela Agência.
"A Anac aguarda a apresentação de ensaios que comprovem a execução do revestimento da pista e o cronograma de continuidade das demais obras no aeroporto para que seja avaliado retorno das operações com aeronaves a jato a partir de abril"
Anac, em comunicado ao Portal PANROTAS
Enquanto isso, Gol e Latam seguem aguardando. A Latam, em setembro do ano passado, e a Gol, na última sexta-feira (14), já anunciaram seus voos para Fernando de Noronha. A Latam, que terá operações inéditas no destino, foi obrigada a suspender a venda de bilhetes aéreos, enquanto a Gol já iniciou a sua comercialização, para voos em abril, na última semana. Hoje, inclusive, a Latam confirmou que anunciará as vendas de passagens aéreas e a data do seu primeiro voo para o destino em breve.