Laura Enchioglo   |   21/06/2024 16:43
Atualizada em 21/06/2024 16:53

MTur quer Canela, Torres e Vacaria como alternativas a Salgado Filho

Ministério também fará uma campanha para turistas conhecerem o Rio Grande do Sul

PANROTAS / Emerson Souza
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur
Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur

FLORIANÓPOLIS - O Ministério do Turismo está com ações diversas para auxiliar a recuperação do Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o Estado. Sem Salgado Filho, aeroporto de Porto Alegre e o principal do Rio Grande do Sul, os voos comerciais foram desviados para outros aeroportos. Agora, o MTur quer viabilizar os aeroportos de Canela, Torres e Vacaria para este fim.

Foi o que explicou Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, e que agora também faz parte do Ministério de Apoio à Reconstrução do RS. "Vamos abrir Torres, Vacaria e Canela. Estamos em um trabalho com a Infraero nestes três aeroportos", comentou Zuanazzi.

O MTur ainda lançará uma campanha para promover o Turismo no Estado, já que agora os voos no RS estão distribuídos por todo o território. A ideia é que Canela, Torres e Vacaria entrem neste pacote.

"Estamos preparando uma campanha, que está para sair a qualquer momento. O melhor jeito de ajudar o Rio Grande do Sul é viajando para lá, então faremos uma campanha para todo o Estado, já que agora estamos com voos distribuídos em função do Salgado Filho", disse.

Milton Zuanazzi

Ainda, outras ações do Ministério do Turismo para auxiliar na recuperação do RS são através do Fungetur e do Feirão do Turismo - que está confirmado para o dia 24 de agosto, após ser adiado devido às enchentes no Rio Grande do Sul.

"A gente espera que, no Feirão do Turismo, tragam produtos do Rio Grande do Sul para que ajude na recuperação do Estado", disse Zuanazzi. O Feirão integra uma iniciativa nacional para impulsionar a economia por meio do Turismo no Brasil, incentivando os brasileiros a viajarem pelo País, especialmente durante a baixa temporada.

Outra iniciativa é a liberação de R$ 200 milhões do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), voltados à concessão de financiamentos com condições especiais a atividades turísticas prejudicadas.

Tópicos relacionados