Caso VouPra já afeta mais de 150 clientes e repercute na grande mídia
Em alguns casos, prejuízo de clientes afetados por cancelamento, pode chegar a R$ 50 mil
O caso da agência de viagens VouPra já alcançou a casa das centenas, do ponto de vista do número de clientes afetados. É o que aponta uma reportagem da TV Record que dedicou espaço, em seu principal telejornal, para falar sobre o tema. Ao todo, já são mais de 150 clientes lesados no episódio da obtenção de ingressos comprados em pacotes para os parques Disney.
A situação, que começou a ser acompanhada pelo Portal PANROTAS antes de qualquer outro veículo de imprensa, revelou cancelamentos irregulares de ingressos para os parques da Disney, em Orlando, e outros complexos. Em um dos casos, o prejuízo de uma das famílias com o episódio dos ingressos chega a R$ 50 mil.
A problemática se originou com o cancelamento de ingressos adquiridos pelos clientes, sem qualquer aviso prévio. Houve, inclusive, casos de famílias que descobriram a irregularidade quando se apresentaram nos parques, sendo barradas na entrada. Esses viajantes alegam que os códigos recebidos já estavam vinculados a outros clientes, tornando-os inválidos.
A agência, por sua vez, teria orientado que os prejudicados tentassem resolver o impasse diretamente nas bilheterias dos parques.
VouPra diz que foi "surpreendida"
Em resposta à crescente onda de reclamações, a VouPra se manifestou, alegando que foi surpreendida por seus fornecedores de ingressos, que teriam cancelado as compras dos clientes sem aviso.
"A VouPra informa que foi surpreendida, no último dia 1º de fevereiro, com o comunicado de que sua fornecedora de ingressos para a Disney, dentre outros parques, havia cancelado os tíquetes já vendidos no Brasil. A empresa lamenta profundamente pelos transtornos causados aos seus clientes. Além disso, afirma que discorda totalmente dessa decisão e está desde o primeiro momento adotando todas as medidas possíveis junto ao seu corpo jurídico, com o objetivo de solucionar a questão o mais rápido possível"
VouPra, em comunicado oficial
Por outro lado, a HotelBeds rechaçou a acusação, alegando que a VouPra espalhou informações falsas e explicando que o rompimento da parceria entre as duas empresas ocorreu devido à inadimplência da agência brasileira.
ReclameAqui rebaixa VouPra
O caso também causou grande repercussão no site de proteção ao consumidor, ReclameAqui, onde dezenas de queixas foram publicadas contra a agência.
Dentro da plataforma, a agência, inclusive, perdeu sua recomendação RA1000, que atestava o compromisso da marca em atender proativamente seu cliente. "Por meio de auditoria, encontramos irregularidade no cadastro ou no registro de reclamações desta empresa", aponta o site.