Decolar crescerá no Brasil com a crise da 123Milhas, diz CEO
Damian Scokin afirmou que empresa tem grandes oportunidades de crescimento na América Latina
Entre outras conquistas, a Despegar (Decolar no Brasil) atingiu o valor de receita mais alto de todos os tempos, de aproximadamente US$ 166 milhões, no segundo trimestre de 2023, que também foi o primeiro trimestre positivo desde 2019. O foco para 2024 é manter e capitalizar esse impulso. Em entrevista para a PhocusWire, Damian Scokin, CEO da empresa, falou sobre este ano e as oportunidades de crescimento da OTA, especialmente no Brasil.
"Nosso crescimento orgânico nessas regiões da América Latina, especialmente no Brasil, será acelerado por meio da racionalização do mercado após o pedido de recuperação judicial da 123Milhas. Portanto, temos amplas oportunidades de crescimento onde somos o maior player, mas ainda com amplo espaço para crescimento devido à fragmentação do setor. Isso se aplica tanto ao B2C quanto ao B2B. Além disso, uma segunda via de crescimento é o B2B fora da América Latina, é isso que estamos explorando", afirmou Scokin.
Sobre oportunidades fora da América Latina, o CEO afirma que já foi abordado por clientes pedindo pelos serviços da Decolar na Europa e Estados Unidos. "É mais uma demanda do que uma intenção nossa. Podemos utilizar a nossa plataforma tecnológica e, em alguns casos, o nosso tamanho relativamente pequeno é uma oportunidade porque podemos adaptar a nossa oferta a algo que os nossos clientes desejam. Temos uma plataforma tecnológica muito flexível e escalável", explicou.
Mas se a expansão para a Europa e Estados Unidos não está entre as prioridades de Scokin para 2024, é porque a Decolar tem outros objetivos. Entre eles, esforços para potencializar o crescimento no B2B, "que é o foco da Despegar e já rendeu resultados muito fortes em 2023". "Tudo começou quando adquirimos a Best Day, que veio junto com um forte negócio B2B, e vamos levar isso para todas as outras regiões da América Latina", disse.
Em segundo lugar, a Despegar planeja melhorias de recursos em seu site, incluindo o uso de Inteligência Artificial, principal foco tecnológico de 2024. "Uma melhoria que está a exigir muitos dos nossos esforços é a interação da inteligência artificial e como isso trará uma onda completamente nova de transformação tecnológica na forma como as pessoas não só reservam e transacionam, mas também como planejam as suas viagens, pesquisam as suas viagens e como as pessoas são atendidas", revelou.
Damian Scokin estará no Fórum PANROTAS 2024 em debate entre a liderança de grandes empresas do Turismo brasileiro e mundial, incluindo também os tomadores de decisão de BeFly, CVC Corp e Mondee. O painel será realizado no primeiro dia de evento, 5 de março, e contará com mediação do CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, ao lado do CCO e editor-chefe, Artur Luiz Andrade.
"Além disso, continuaremos buscando formas de consolidar o setor na América Latina. Sempre há um pipeline forte de fusões e aquisições, um pipeline que estamos otimistas que trará resultados de transações adicionais em 2024. Então, há muitas coisas acontecendo na Decolar."
Damian Scokin, CEO da Decolar