Turismo injeta mais de R$ 40 milhões na economia do Rio Grande do Norte
Aumento do gasto médio do turista e no tempo de permanência contribuíram para o bom resultado
A presença de turistas no Rio Grande do Norte na alta estação deste ano resultou em uma injeção de mais R$ 40 milhões na economia do Estado. Valores foram levantados pelo Setor de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur-RN), a partir das chegadas aéreas ao Estado.
O bom resultado se deve ao aumento do gasto médio dos turistas, que cresceu 17%, e no tempo de permanência dos mesmos, que se elevou 33% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado econômico deve ser ainda maior que o registrado, já que a Emprotur-RN não levou em consideração os viajantes que chegaram ao RN via transporte terrestre.
"O desempenho positivo é fruto dos investimentos do Governo do Estado na divulgação do Rio Grande do Norte como destino turístico. Nós sabemos que o estado tem belezas naturais sem igual, tem inúmeras opções de lazer, diversão, aventura, uma gastronomia muito rica, entretanto para que isso se reflita na vinda de turistas é necessário que mantenhamos o estado sempre no imaginário do público final e dos parceiros estratégicos para a venda do destino”
Nayara Santana, diretora de Promoção Turística da Emprotur
Aumento no número de voos
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a atual alta estação teve aumento de 8% no número de voos ao Rio Grande do Norte, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Outro levantamento, da CVC, indicou que o Estado potiguar está na 4ª posição entre os destinos mais buscados por turistas em 2024, registrando aumento de 35% em comparação com as buscas feitas no ano passado. Já em um levantamento da Decolar, o Rio Grande do Norte foi o 5º destino mais buscado por turistas para passar o carnaval.