Turismo segue aquecido mesmo com queda do e-commerce em dezembro
Contrário à retração, setor teve avanço de 6,1%, puxado pela demanda das férias de verão
A Conversion, por meio do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, divulgou que, apesar do ápice de visitas em novembro - por conta da Black Friday -, a queda esperada nos dados de dezembro, de 8,6%, não foi suficiente para desaquecer o tráfego nas plataformas de e-commerce. No último mês de 2023, foram registrados 2,57 bilhões de acessos.
Diego Ivo, CEO da Conversion, observa que dezembro ainda é marcado pela demanda aquecida das compras de fim de ano. “A Black Friday é a principal data do comércio brasileiro e, depois dela, é natural que haja uma queda”, explica. “Por outro lado, muita gente segue procurando presentes para as datas de fim de ano, o que não faz o tráfego cair tão drasticamente. De alguma forma, as plataformas permanecem sendo demandadas”, completa.
Turismo segue crescendo
Em direção contrária à retração, o setor de Turismo teve avanço de 6,1% em dezembro, já puxado pela demanda das férias de verão. A tendência, inclusive, é que esses números permaneçam em alta pelo menos até março.
Entre os sites de e-commerce de Turismo que mais tiveram acessos, destacam-se:
- Booking
- Azul Linhas Aéreas
- Airbnb
- ClickBus
- TripAdvisor
- Latam Airlines
- Gol Linhas Aéreas
- Decolar
- Quero Passagem
- Localiza
Ivo nota que 2023 foi bastante positivo para o e-commerce brasileiro, que registrou uma média de 2,5 bilhões de visitas únicas por mês. “O mais relevante é que boa parte desse tráfego se transforma em vendas, robustecendo o e-commerce como um todo. Hoje, não como não pensar em não ter produtos do comércio ou dos serviços fora do on-line. Com mais gente na rede, também aumenta o volume de clientes. É um ciclo produtivo”, finaliza.