MTur articula parceria com Arábia Saudita para promover Turismo
Aumento no fluxo de voos entre as duas nações foi um dos temas centrais da reunião
O ministro Celso Sabino aproveitou a realização da 25ª Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), no Uzbequistão, para se reunir com Ahmed Al-Khateeb, ministro do Turismo da Arábia Saudita, para discutir parcerias no setor do Turismo.
Entre os assuntos discutidos, destaque para a ampliação do fluxo turístico entre os dois países. Em 2019, 1,3 mil sauditas vieram ao Brasil, enquanto que mais de 3,7 mil brasileiros desembarcaram na Arábia Saudita no mesmo ano.
"Mesmo com os números pré-pandemia, estamos muito aquém da grandeza desses dois destinos. Precisamos trabalhar para, em um primeiro momento, equilibrar essa balança e posteriormente avançarmos nesses números. Acredito que nossa parceria trará grandes resultados".
Celso Sabino, ministro do Turismo
O ministro brasileiro também falou sobre a necessidade de aumentar os voos que conectam os dois países. Para isso, Ahmed Al-Khateeb se comprometeu em articular uma agenda com as principais empresas aéreas da Arábia Saudita, como a Emirates, para tratar do assunto.
Portal de Investimentos
Outro ponto importante da reunião foi a possibilidade de contar com investimentos de empresários sauditas no Turismo brasileiro. O MTur mantém um portal com os principais projetos no setor turístico que necessitam de investimento para sair do papel. Sabino se comprometeu a apresentar algumas dessas oportunidades de investimento ao empresariado saudita.
Em maio deste ano, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), firmou um acordo com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) para impulsionar o turismo Halal - que atende aos princípios da religião islâmica - no País. O intuito é preparar destinos e estabelecimentos para bem receber visitantes de cultura islâmica, respeitando seus hábitos, preferências e religião.