Filip Calixto   |   05/10/2023 16:32

Brasil e Arábia Saudita debatem internacionalização do transporte aéreo

Encontro de dois dias com autoridades e indústria da aviação discutiu investimentos e gerou acordos


Divulgação/Anac
Brasil tem interesse em atrair tanto operações aéreas como investimentos em concessões de aeroportos
Brasil tem interesse em atrair tanto operações aéreas como investimentos em concessões de aeroportos

Após dois dias de debates técnicos e reuniões bilaterais para assinatura de acordos, a Conferência Brasil e Arábia Saudita sobre aviação foi encerrada com mais um passo para a internacionalização do transporte aéreo brasileiro. Promovido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela autoridade de aviação civil da Arábia Saudita (GACA), o evento foi realizado nos dias 2 e 3 de outubro no Rio de Janeiro (RJ), reunindo ministros de Estado brasileiros e árabes, líderes da indústria da aviação, CEOs de empresas de transporte aéreo e empresários do setor.

Os debates e a troca de experiências serviram também, conforme avaliam os gestores da Anac, como um cartão de visita para atração de investimentos árabes na economia brasileira. Referência na aviação no Oriente Médio, a Arábia Saudita está em franca prospecção de oportunidades de investimentos em projetos de infraestrutura e aviação pelo mundo, buscando ampliar a conectividade com países de outros continentes e a presença nos negócios. O projeto saudita Visão 2030 busca colocar o país na vanguarda do desenvolvimento econômico do século 21.

O Brasil tem interesse em atrair tanto operações aéreas como investimentos em concessões de aeroportos, além de parcerias privadas para a construção de novas infraestruturas. Para a Anac, o foco é a troca de experiências e o suporte técnico aos investidores, mas também a melhoria da experiência do usuário e o incentivo de ações ambientais, como o uso de combustíveis sustentáveis para aviação, os SAFs (do inglês Sustainable Aviation Fuel).

Líderes da indústria e da autoridade de aviação civil saudita concordaram que o caminho é focar na segurança, na transparência, no trabalho colaborativo entre regulados e reguladores, investimentos e criação de ambientes para desenvolver novas tecnologias, como eVTOL e drones.

Experiência do usuário

A Anac e a GACA assinaram acordo (memorando de entendimentos) para cooperação no campo da aviação civil. Entre outros objetivos, os dois países vão reforçar a troca de informações e conhecimentos sobre programas adotados em ambos os países relacionados à qualidade dos serviços e ao atendimento aos passageiros. A expectativa é desenvolver iniciativas que privilegiem a visão do usuário, sempre focadas na segurança da aviação, o valor mais importante para a Anac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados