Brasil e Arábia Saudita firmam parceria no setor agropecuário
Acordo visa dobrar a área de produção de alimentos no País sem contribuir para o desmatamento
O acordo visa dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem contribuir para o desmatamento de áreas verdes. Além disso, prevê a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas no Brasil. Iniciativa faz parte do maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, encabeçada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária brasileiro (Mapa).
Participação do Setor Privado
Participaram do encontro empresários brasileiros convidados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para tratar de investimentos privados em iniciativas sustentáveis no agronegócio brasileiro, visando entender a real demanda do mercado saudita, que no ano passado consumiu cerca de US$ 1 bilhão de produtos brasileiros, sendo boa parte do agronegócio.O encontro contou com a presença de uma delegação brasileira composta pelo ministro Carlos Fávaro, pelo embaixador do Brasil na Arábia Saudita, Sérgio Bath, integrantes do Mapa, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos senadores Rogério Carvalho e Irajá Silvestre, e empresários convidados pela Apex Brasil.
“Essa missão empresarial proporcionou aos empresários conhecer as oportunidades, as formas de se conectar com o mercado, as necessidades que o mercado saudita tem e o anseio pelos produtos brasileiros. A Apex Brasil está construindo um plano robusto de como acessar e de como desenvolver mais iniciativas para explorar esse mercado junto ao setor privado e a parceiros relevantes na região, como a Câmara Árabe”
Tatiana Riera, gerente geral do Escritório da Apex Brasil para a região do Oriente Médio, Norte da África e Índia