Artur Luiz Andrade   |   30/08/2024 12:13
Atualizada em 30/08/2024 12:25

Veja as tendências do Turismo de luxo, segundo Tomás Perez, do TP Group

CEO da empresa participou do Lide Turismo, em São Paulo, e fez apresentação sobre o mercado de luxo

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O CEO do TP Group, Tomás Perez, à direita, participou do Lide Turismo, ao lado do CEO da CVC Corp, Fábio Godinho
O CEO do TP Group, Tomás Perez, à direita, participou do Lide Turismo, ao lado do CEO da CVC Corp, Fábio Godinho

O CEO do TP Group, Tomás Perez, participou hoje pela manhã, em São Paulo, o Lide Turismo, onde falou sobre as tendências do setor em que é líder no Brasil, o Turismo de luxo.

De acordo com ele, e tomando o mercado consumidor americano como base, já que é o que, em suas palavras, dita preços e tendências no mundo, essas são alguns movimentos sendo vistos atualmente:

  • agências de viagens independentes e consultores/profissionais trabalhando com host agencies – segundo ele 95% do mercado de agências de lazer nos EUA trabalham assim, com ICs ligados a marcas guarda-chuva. O TP Group conta com a Embark Beyond, que trabalha nesse modelo;
  • migração de viagens na Europa para os países mais ao norte, devido ao calor excessivo – com isso, destinos como Mykonos, na Grécia, tinham vaga last minute;
  • queda na venda de Paris, mesmo (ou por causa) com as Olimpíadas;
  • clientes questionando o valor do dinheiro investido em hotéis, serviços e viagens. “São pessoas que voam em jatinho e têm dinheiro, mas de repente estão questionando a entrega pelo que estão pagando. Os preços de hotéis e serviços estão impactando esses clientes e eles não voltam se não tiverem o valor que esperam pelo dinheiro pago. A pandemia acentuou muito isso.”;
  • há um custo maior da hotelaria, em todo o mundo, e Perez diz entender bem isso, especialmente depois de investir no setor, por meio do Oiá, no Maranhão, mas, segundo ele, houve exagero nos preços e alguns hotéis já começam a fazer promoções, como dar uma ou mais noites, e os preços estão mais estáveis. Ele exemplificou com a Itália, onde, na Costa Amalfitana, hotéis saltaram de US$ 800 por dia para US$ 2 mil. Um exagero, segundo ele.
  • sustentabilidade impactando as escolhas dos clientes de luxo e também os investimentos da hotelaria. “Luxo é exclusividade e autenticidade e a sustentabilidade está muito ligada a essas experiências.”
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Tomás Perez e Giovana Jannuzzelli, do TP Group, com Raffaele Cecere, do Grupo R1, no Lide Turismo
Tomás Perez e Giovana Jannuzzelli, do TP Group, com Raffaele Cecere, do Grupo R1, no Lide Turismo

Desafios

Perguntado sobre os gargalos e desafios do Turismo brasileiro para receber esse turista de luxo, Tomás Perez destacou:

  • a segurança, que, segundo ele, é o maior medo dos viajantes de luxo em relação ao Brasil;
  • a logística de transporte para chegar aos paraísos naturais que temos, entre eles os Lençóis Maranhenses, onde ele investiu em seu primeiro hotel de luxo;
  • a falta de investimento no turista qualificado, que, segundo ele, está nos Estados Unidos;
  • a falta de uma política para o viajante de alto poder aquisitivo. “Eles querem vir, mas não temos uma política para esse público.”



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