Veja 6 tendências para as viagens de luxo, segundo estudo da Virtuoso
Estudo da rede de agências de luxo mostra para onde os viajantes estão indo e o que eles buscam
A Virtuoso divulgou um estudo feito com base em sua rede de consultores de viagens, parceiros preferenciais e clientes de alto patrimônio para determinar quais são as tendências em viagens de luxo. Para o levantamento, foram levados em conta dados de transações no valor de US$ 80 bilhões.
Os resultados da pesquisa foram compartilhados na 36ª edição anual da Virtuoso Travel Week, realizada de 10 a 16 de agosto em Las Vegas (EUA), nos hotéis Bellagio Resort & Casino, Aria Resort & Casino, The Cosmopolitan of Las Vegas e Vdara Hotel & Spa.
Confira abaixo as principais tendências para viagens de luxo levantadas pelo estudo:
1. Viagens continuam fortes, mesmo em meio a desafios globais
As vendas acumuladas de janeiro a junho deste ano superam em 14% as que foram realizadas no mesmo período do ano passado e dispararam 211% em comparação com 2019, com as vendas para 2025-2026 já aumentando 38% em comparação com o ano passado. A procura por consultores de viagens aumentou 76% neste ano, por meio do site da Virtuoso e, embora as viagens domésticas realizadas nos Estados Unidos predominem no outono norte-americano de 2024, os viajantes estão se aventurando em números recordes para os seguintes destinos:
- Itália;
- França;
- México;
- Reino Unido;
- Espanha;
- São Bartolomeu;
- Portugal;
- Canadá e
- Japão.
Os destinos com crescimento mais rápido ano após ano são:
- Canadá (+168%);
- Japão (+160%) e
- São Bartolomeu (+155%).
Grandes cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Roma e Tóquio apresentam aumento de visitação significativo em comparação com 2023, enquanto destinos como Taormina (Sicília), Napa e Amesterdã registram redução.
Para a temporada de férias, México, Havaí, Anguila, Costa Rica e São Bartolomeu são os destinos mais procurados, com Santa Lúcia, República Dominicana e Granada ganhando força com aumentos percentuais de dois e três dígitos. Digno de nota é Maui, cuja procura aumentou 66% nos feriados, em comparação com o ano passado.
Espera-se ainda um aumento de 23% por cento nas reservas durante o outono norte-americano e alta de 32% nas reservas de temporada de férias em comparação com o ano passado. Além disso, os Virtuoso Preferred Hotels estão vendo aumentos de 46% nas tarifas no Caribe e de 8% no México.
2. Busca por experiências exclusivas
- Em relação às tendências de viagens mais populares, os consultores da Virtuoso notaram uma demanda contínua por experiências exclusivas, como transporte Vip, iates de luxo e residências privativas. As solicitações desses serviços exclusivos aumentaram para 89% dos consultores Virtuoso;
- As tendências em viagens de ultraluxo incluem cruzeiros de expedição, destinos exóticos (como Fiji, Maldivas e Tailândia) e safáris africanos;
- As principais motivações para viagens ultraluxuosas são comemorações, experiências relacionadas a hobbies (como esportes, arte, cultura, concertos e festivais) e experiências únicas.
3. Curiosidade e exploração como motivadores das viagens
A Virtuoso identificou que os viajantes priorizam a curiosidade e a exploração (77%), a alegria e a felicidade (65%) e a admiração pela natureza (57%) como os principais motivadores emocionais para suas viagens.
Outras tendências incluem um aumento nas viagens para climas mais frios (chamadas Coolcations) em destinos no norte da Europa e no Canadá, que aumentaram 44% no verão norte-americano, enquanto as visitas a locais mais quentes, como Itália, Grécia e França, diminuíram 0,5%.
4. Viagens de bem-estar
Espera-se que as viagens de bem-estar sejam uma grande tendência neste ano e no próximo. Uma pesquisa revelou que 70% dos viajantes buscam relaxamento e desconexão por meio de viagens de bem-estar, enquanto metade está interessada em experiências hiperpersonalizadas e focadas na mente.
5. Mulheres que viajam sozinhas em destaque
As viagens de mulheres solteiras, apelidadas de "Mulheres Viajantes" pela Virtuoso e pela Globetrender, também tiveram um crescimento significativo, com as mulheres representando 71% dos viajantes individuais.
Além disso, à medida que a Geração Z começar a ter filhos em 2025, a indústria verá sete gerações viajando simultaneamente pela primeira vez. Viagens legadas, ou o ato de reunir todas essas gerações para celebrar marcos ou buscar nostalgia e reconexão (24% de acordo com o estudo Virtuoso Brand & Travel Tracker de 2024) está ganhando popularidade.
Ainda segundo a Virtuoso, 32% da Geração Z planeia viajar com crianças no próximo ano, com 42% pensando em fazê-lo sob a orientação de um consultor de viagens.
6. Viagens para destinos fora do comum
As viagens para destinos fora do comum e em períodos de menor procura estão ganhando popularidade, reforçando a tendência para viagens mais responsáveis e sustentáveis, em resposta ao overtourism.
As vendas dos parceiros sustentáveis da Virtuoso atingiram US$ 700 milhões em 2023, com alternativas estratégicas como a Eslovênia, Portugal e Croácia emergindo como opções atraentes para evitar destinos movimentados em períodos de alta demanda.