Rodrigo Vieira   |   09/05/2024 11:35
Atualizada em 09/05/2024 14:06

Tendências do Turismo de luxo no Brasil e no mundo, pela CEO da Leading

Shannon Knapp, presidente e CEO da The Leading Hotels of the World, está na ILTM Latin America 2024

PANROTAS / Emerson Souza
 Shannon Knapp, presidente e CEO da The Leading Hotels of the World, na ILTM Latin America 2024
Shannon Knapp, presidente e CEO da The Leading Hotels of the World, na ILTM Latin America 2024

Bem-estar 360°, sustentabilidade e experiências. As tendências globais do Turismo de luxo nos últimos anos não só permanecem as mesmas, como devem ser intensificadas nas próximas temporadas. Uma particularidade estridente do Brasil em termos negócios no setor de alto padrão é o tamanho da importância do bom relacionamento. As ponderações são da presidente e CEO da The Leading Hotels of the World, Shannon Knapp.

Para participar da ILTM Latin America 2024, a executiva do reconhecido portfólio de hotéis de luxo veio pela primeira vez ao Brasil e concedeu entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

"O mercado brasileiro é o líder de transações B2B para a Leading. Aqui, mais de 50% das reservas de nossos hotéis são feitas por meio dos canais indiretos, sobretudo os agentes de viagens de luxo, grande parte deles presente aqui na feira. Temos uma história longa no Brasil e entendemos que, no País, tudo é sobre relacionamento e confiança. Clientes brasileiros são exigentes com seus consultores e esses, para se adequar aos requisitos, precisam ser reconhecidos pelos fornecedores"

Shannon Knapp, presidente e CEO da The Leading Hotels of the World

Essa dinâmica faz a Leading investir mais no trade brasileiro, segundo Shannon. Um programa de fidelidade que está sendo desenvolvido, além de roadshows semestrais em mercados-chave e tecnologia são alguns dos focos. O diretor de Vendas da Leading no Brasil é Willian Pulvirenti, que agora se tornou diretor de Vendas do grupo para a América Latina.

PANROTAS / Emerson Souza
Willian Pulvirenti, promovido a diretor de Vendas da Leading Hotels of the World América Latina, com Shannon Knapp, presidente e CEO
Willian Pulvirenti, promovido a diretor de Vendas da Leading Hotels of the World América Latina, com Shannon Knapp, presidente e CEO

Em busca de mais hotéis, mas nem tanto

Além do relacionamento, outro olhar constante da Leading é acrescentar novos hotéis a seu portfólio. Hoje, apenas Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e Ponta dos Ganchos, em Santa Catarina, são propriedades brasileiras com o selo. Hotéis Fasano deixaram o portfólio.

"Agregar novos hotéis é sempre um constante monitoramento e temos interesse na crescente onda de aberturas de hotéis de luxo no Brasil, mas, sinceramente, somos muito criteriosos. Globalmente, apenas 5% dos hotéis com quem conversamos são aprovados. Ano passado foram 30", afirma Shannon.

A Leading Hotels of the World chancela 420 hotéis, a maioria na Europa: Itália, Suíça, França, Portugal e Espanha têm os mais visados. Neste ano, pelo menos seis propriedades foram ou serão anunciados.

Bem-estar, sustentabilidade e experiências são tendências no luxo

As três macrotendências no setor global de hospitalidade de luxo apontadas por Shannon Knapp são bem-estar, sustentabilidade e experiências.

"É preciso entender que os clientes estão dispostos a pagar mais por propriedades mais humanas e corretas ecologicamente. Obviamente investimento é preciso, além de parcerias assertivas com empresas sérias", afirma a executiva. A Leading criou uma plataforma para ajudar hotéis sobre o caminho que cada propriedade pode tomar para reduzir pegada de carbono, entre outros.

Em termos de bem-estar, é importante que o hoteleiro não pense apenas em academia e um bom spa. "Claro que esses dois elementos são fundamentais, mas os viajantes buscam verdadeiros refúgios de sono, de limpeza mental. Cresce também o interesse pela contratação de concierges de bem-estar e gurus espirituais ao longo da estada", acrescenta a presidente e CEO da Leading Hotels of the World.

Por fim, as experiências. "As experiências estão nos detalhes. Na fala de um atendente, na integração com a comunidade local onde esses hotéis estão inseridos, na cortesia que surpreende o cliente após seu agente de viagens orientar o fornecedor com algo relacionado ao seu gosto."

A PANROTAS é media partner da ILTM.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados