Artur Luiz Andrade   |   02/12/2024 19:23

Veja as tendências de wellness nas viagens de luxo, em estudo da Hyatt e ILTM

Viagens mais lentas, quartos com mais serviço e ajuda de profissionais estão em alta

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Alison Gilmore, da ILTM
Alison Gilmore, da ILTM

A Hyatt e a ILTM divulgaram, na abertura da ILTM Cannes, nesta segunda-feira, a pesquisa Wellness: Exploring the Luxury Traveller’s Mindset (Bem-estar: Explorando a mente do viajante de luxo), que mostra as tendências desse segmento, e também o que está deixando de ser exigido ou que continua entre as demandas desse cliente.

“Hoje em dia, os viajantes sofisticados são focados mais do que nunca em criar experiências significativas em vez de colecionar coisas. Uma tendência importante? Bem-estar. Os viajantes estão priorizando a saúde em um novo nível, buscando experiências de viagem que nutrem a mente e o corpo. O conceito de “bem-estar” evoluiu – não se trata mais apenas de dias de spa, mas também de integrar exercícios físicos, a saúde mental e equilíbrio geral em viagens. Nossa pesquisa revela que os viajantes desejam cada vez mais experiências de em-estar únicas e personalizadas, com muitos esperando hotéis para oferecer mais do que os serviços habituais de tamanho único. Da saúde sob medida a avaliações e terapias inovadoras, as viagens de luxo estão sendo redefinidas por essa demanda para personalização”, disse Alison Gilmore, diretora de Portfólio da ILTM.

Alison Gilmore
TJ Abrams, da Hyatt
TJ Abrams, da Hyatt

O que está crescendo

Entre as tendências que mais crescem, apontadas pelo estudo estão:

  • Wellness assimilado às rotinas semanais dos viajantes. 74% dos respondentes da pesquisa incluíram o bem-estar em suas rotinas diárias. E 61% estão mais focados em sua saúde nos últimos anos.
  • Viagens de bem-estar no radar. Mais da metade (54%) dizem já ter feito uma viagem planejada tendo wellness como centro da escapada. E apenas 3% disseram que não pretendem repetir o feito. Há seis anos, esses índices eram d 42% e 8%, respectivamente.
  • Uso de tecnologia. Dos respondentes, 59% disseram estar interessados no uso de tecnologia, incluindo IA, para melhorar sua saúde e ajudar no alcance das metas de wellness.
  • Novos tipos de bem-estar. Imersões na natureza (52%), avaliações de saúde, como check-ups (37%) e ajuda à saúde mental são três áreas que devem se tornar ainda mais populares nas viagens de luxo de bem-estar nos próximos anos.
  • Feriados de wellness com a família. 43% disseram que querem fazer viagens de bem-estar com crianças e 28% com parentes.

Tendências que ficaram

  • Tendências em viagens de wellness que apareceram há alguns anos e continuam firmes e fortes incluem:
  • Wellness como fator determinante da viagem. 62% dizem que a estrutura e os serviços de bem-estar são muito importantes para a escolha do hotel.
  • Reservas espontâneas de última hora. Reservas não planejadas continuam sendo importantes, pois 69% dizem que tomaram a decisão de fazer reservas ligadas ao bem-estar durante a viagem.
  • Escapadas mais longas. De quatro a oito noites. Para 63%, essa é a duração ideal para suas viagens de wellness.
  • Agentes de viagens continuam sendo peça-chave nas reservas de férias de bem-estar. 71% dos viajantes disseram que esses profissionais influenciam na hora de planejar uma viagem de wellness.
  • Terapias tradicionais. Spas (62%) e massagens (54%) continuam a ser as opções mais poulares entre os viajantes de luxo.

Tendências que estão diminuindo

A pesquisa da Hyatt e ILTM também identificou tendências que já foram fortes um dia, mas que estão desaparecendo:

  • Oposição a escapadas de bem-estar. Apenas 7% dos respondentes se opõem a esse tipo de viagem. E outros 8% se dizem despreparados para pagar mais por uma viagem desse tipo.
  • Quartos pequenos. Três em cinco pessoas estão dispostas a pagar mais por quartos com estrutura para o bem-estar, seja bikes ou tapetes de ioga.
  • Locais independentes para os serviços wellness. Apenas 17% preferem que as atividades e serviços de bem-estar estejam em locais separados do hotel.
  • Multi-destinos em viagens. 84% querem viagens em ritmo mais lento, mais relaxante. Nada de visitar dez cidades em dez dias. É a busca pela slow travel, aliás, que vem fazendo com que o interesse por retiros de bem-estar e viagens mais longas estejam em evidência.

O que os viajantes afluentes pensam sobre wellness e saúde

O estudo da Hyatt e da ILTM também mostrou o que os viajantes de luxo pensam sobre bem-estar e saúde nas viagens.

  1. São viajantes que demonstram boa saúde mental e física, mas há áreas onde são necessárias melhorias, especialmente quando falamos de NÍVEL DE ESTRESSE e QUALIDADE DO SONO.
  2. Nove em dez viajantes de luxo dizem que estão tentando melhorar sua saúde para o período posterior de suas vidas. Saúde é a nova Riqueza é um mantra cada vez mais ouvido entre os afluentes e milionários.
  3. 74% já assimilaram princípios de wellness em suas vidas e 61% dizem estar mais focados na saúde depois da pandemia de covid-19.
  4. Wellness é definida de várias formas, incluindo tanto a saúde física quanto mental. Muitos viajantes querem levar para a viagem seus hábitos de bem-estar, além de experimentar terapias e tratamentos, ou simplesmente aproveitar experiências rejuvenescedoras na natureza.

Quem influencia as viagens de bem-estar

  1. Amigos e familiares são os maiores influenciadores, mas 75% também dizem que agentes de viagens, concierges e médicos podem também influenciar.
  2. A maioria (67%) viaja em casal para uma escapada de wellness. Mas há um aumento no interesse em viagens desse tipo com a família, especialmente entre viajantes da China, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
  3. 28% querem fazer viagens solo para fins de wellness, aumentando para 44% entre os americanos.
  4. Depois dos spas e terapias, como massagens, itens como avaliações médicas e processos de desintoxicação estão entre os que atraem maior interesse nas viagens de wellness.
  5. O método preferido de reservar atividades de wellness nas viagens é diretamente com os hotéis (via site), seguido pela recepção dos spas.

Sentimento em relação às viagens de bem-estar

  1. 84% dizem que serviços personalizados de wellness são importantes ou essenciais.
  2. 70% acham que viagens de bem-estar são adequadas para toda a família, indicando que os hotéis devem pensar também nas necessidades de saúde das crianças;
  3. 75% estão interessados em viagens com ritmo mais lento, em roteiros que permitam melhorar sua performance mental e seu propósito de vida.
  4. Apesar dos avanços tecnológicos, os agentes de viagens ainda têm um papel importante, com 55% dizendo que fizeram suas reservas com um profissional, por causa da segurança nas escolhas da viagem.

Foram entrevistados 800 viajantes afluentes ou milionários no Reino Unido, Estados Unidos, França, China, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Leia a quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report - Brazil & Latin America 24/25

A PANROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da ILTM, voando Air Europa, e com proteção GTA (Artur Luiz Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira).



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados