Leia agora o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25, com 2 pesquisas inéditas
Publicação traz duas pesquisas inéditas e reportagens com as tendências das viagens de alto padrão
Qual o perfil do viajante de luxo brasileiro? E o impacto econômico desse segmento no País? Quais as tendências que consultores de viagens e fornecedores apontam para os próximos meses e anos? Como a América Latina está isnerida no panorama mundial das viagens de luxo?
A quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil & Latin America – 2024/25 traz as respostas para essas e outras perguntas. O anuário está sendo lançado na ILTM Cannes, que começa hoje, na cidade do Sul da França e segue até quinta-feira. O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e o editor Rodrigo Vieira estão em Cannes para o lançamento e para a cobertura do evento.
Na delegação brasileira da ILTM Cannes 65 agências de viagens, além de fornecedores reunidos nos estandes da Embratur e BLTA ou em espaços de redes e destinos.
“Nossa parceria com a ILTM é uma das mais frutíferas que temos, pois abrange, além de coberturas dos eventos nas Bahamas, Cannes e São Paulo, a produção de conteúdo exclusivo e inédito sobre viagens de luxo no Brasil, além de troca de conhecimento e informações para ajudar no desenvolvimento do setor”, disse Artur Luiz Andrade, lembrando que o anuário será lançado em evento no dia 19 de dezembro, no Fairmont Rio de Janeiro, com uma manhã de muito conteúdo e relacionamento.
Artur Luiz Andrade
Conteúdo exclusivo
A quarta edição do anuário traz duas pesquisas exclusivas, realizadas pelo TRVL Lab para a PANROTAS e a ILTM. Uma com os viajantes e outra com agências de viagens.
A primeira, com viajantes com renda mensal acima de R$ 30 mil, mostra que:
- esse cliente tem entre 30 e 49 anos,
- ganha entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por mês (64,5%)
- e reside no Sudeste (60%).
- Estes viajantes costumam fazer de 2 a 5 viagens nacionais e de 1 a 3 viagens internacionais ao ano, refletindo um bom nível de interesse e capacidade de investimento em experiências de viagem.
Seus destinos preferidos são:
No Brasil:
- Rio de Janeiro 9,5%
- Nordeste 5,4%
- Fortaleza 5,2%
- São Paulo 5%
- Bahia e Salvador 3,6%
E no Exterior:
- Estados Unidos 9,7%
- Itália 7,7%
- Portugal 5,2%
- França 3,4%
- Argentina 3,2%
- Europa 3%
Perguntamos também que destinos gostariam de conhecer na próxima viagem:
- Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Amazonas, Bonito e Jalapão lideraram entre os destinos nacionais;
- Itália, Grécia, Japão, Egito e Canadá se destacaram entre os internacionais.
Gostos e preferências
Na hora de planejar a viagem os principais objetivos são:
- Conhecer novos lugares
- Diversão
- Relaxar e descansar
- Viver experiências memoráveis
- Conhecer novas culturas
- Celebrar a vida e os momentos
E os nichos considerados são:
- Sol e praia
- Histórico e cultural
- Gastronomia
- Cruzeiros
- Natureza
- Parques aquáticos e temáticos
- Eventos
Onde compram
As agências de viagens (incluindo suas variações, como consultores independente) são as preferidas na hora de comprar uma viagem de luxo, com 75,87%, divididas em:
- Uma agência de viagens (26,17%)
- Um profissional de viagens de confiança (25,76%)
- Depois de pesquisar on-line, fecha com um consultor de viagens (23,94%).
A venda direta foi citada por 63,69%
E a compra em OTAs por 55,58%.
A pesquisa traz muitas outras respostas sobre o pré, o durante e o pós-viagem, além de dois recortes: os viajantes com renda maior que R$ 50 mil e a geração Z.
Foram ouvidos 3.824 viajantes de luxo pelo TRVL LAB.
O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS traz ainda:
- Destaques de uma pesquisa B2B com 123 agentes de viagens de luxo. Nessa pesquisa, o destino mais procurado é a Europa (veja acima)
- Impacto econômico do Turismo de luxo no Brasil, pela FecomercioSP
- Wellness e mais tendências de viagens em três reportagens produzidas pela PANROTAS, ILTM e Ladevi
- Lista de grupos de comunidades de agências de viagens de luxo
- Conteúdo patrocinado pela Teresa Perez Tours, Accor, Turismo de Suíça e diversos outros parceiros.
Leia agora abaixo a quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 24/25 – Brazil & Latin America
A PANROTAS viaja a convite da ILTM Cannes, voando Air Europa e com proteção da GTA (Artur Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira)