Artur Luiz Andrade   |   02/12/2024 12:30
Atualizada em 02/12/2024 12:31

Leia agora o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25, com 2 pesquisas inéditas

Publicação traz duas pesquisas inéditas e reportagens com as tendências das viagens de alto padrão

Qual o perfil do viajante de luxo brasileiro? E o impacto econômico desse segmento no País? Quais as tendências que consultores de viagens e fornecedores apontam para os próximos meses e anos? Como a América Latina está isnerida no panorama mundial das viagens de luxo?

A quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil & Latin America – 2024/25 traz as respostas para essas e outras perguntas. O anuário está sendo lançado na ILTM Cannes, que começa hoje, na cidade do Sul da França e segue até quinta-feira. O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e o editor Rodrigo Vieira estão em Cannes para o lançamento e para a cobertura do evento.

Na delegação brasileira da ILTM Cannes 65 agências de viagens, além de fornecedores reunidos nos estandes da Embratur e BLTA ou em espaços de redes e destinos.

“Nossa parceria com a ILTM é uma das mais frutíferas que temos, pois abrange, além de coberturas dos eventos nas Bahamas, Cannes e São Paulo, a produção de conteúdo exclusivo e inédito sobre viagens de luxo no Brasil, além de troca de conhecimento e informações para ajudar no desenvolvimento do setor”, disse Artur Luiz Andrade, lembrando que o anuário será lançado em evento no dia 19 de dezembro, no Fairmont Rio de Janeiro, com uma manhã de muito conteúdo e relacionamento.

Artur Luiz Andrade

Conteúdo exclusivo

A quarta edição do anuário traz duas pesquisas exclusivas, realizadas pelo TRVL Lab para a PANROTAS e a ILTM. Uma com os viajantes e outra com agências de viagens.

A primeira, com viajantes com renda mensal acima de R$ 30 mil, mostra que:

  • esse cliente tem entre 30 e 49 anos,
  • ganha entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por mês (64,5%)
  • e reside no Sudeste (60%).
  • Estes viajantes costumam fazer de 2 a 5 viagens nacionais e de 1 a 3 viagens internacionais ao ano, refletindo um bom nível de interesse e capacidade de investimento em experiências de viagem.

Seus destinos preferidos são:

No Brasil:

  1. Rio de Janeiro 9,5%
  2. Nordeste 5,4%
  3. Fortaleza 5,2%
  4. São Paulo 5%
  5. Bahia e Salvador 3,6%

E no Exterior:

  1. Estados Unidos 9,7%
  2. Itália 7,7%
  3. Portugal 5,2%
  4. França 3,4%
  5. Argentina 3,2%
  6. Europa 3%

Perguntamos também que destinos gostariam de conhecer na próxima viagem:

  • Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Amazonas, Bonito e Jalapão lideraram entre os destinos nacionais;
  • Itália, Grécia, Japão, Egito e Canadá se destacaram entre os internacionais.

Gostos e preferências

Na hora de planejar a viagem os principais objetivos são:

  • Conhecer novos lugares
  • Diversão
  • Relaxar e descansar
  • Viver experiências memoráveis
  • Conhecer novas culturas
  • Celebrar a vida e os momentos

E os nichos considerados são:

  • Sol e praia
  • Histórico e cultural
  • Gastronomia
  • Cruzeiros
  • Natureza
  • Parques aquáticos e temáticos
  • Eventos

Onde compram

As agências de viagens (incluindo suas variações, como consultores independente) são as preferidas na hora de comprar uma viagem de luxo, com 75,87%, divididas em:

  • Uma agência de viagens (26,17%)
  • Um profissional de viagens de confiança (25,76%)
  • Depois de pesquisar on-line, fecha com um consultor de viagens (23,94%).

A venda direta foi citada por 63,69%

E a compra em OTAs por 55,58%.

A pesquisa traz muitas outras respostas sobre o pré, o durante e o pós-viagem, além de dois recortes: os viajantes com renda maior que R$ 50 mil e a geração Z.

Foram ouvidos 3.824 viajantes de luxo pelo TRVL LAB.

Resposta da pesquisa B2B com agências de viagens
Resposta da pesquisa B2B com agências de viagens

O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS traz ainda:

  • Destaques de uma pesquisa B2B com 123 agentes de viagens de luxo. Nessa pesquisa, o destino mais procurado é a Europa (veja acima)
  • Impacto econômico do Turismo de luxo no Brasil, pela FecomercioSP
  • Wellness e mais tendências de viagens em três reportagens produzidas pela PANROTAS, ILTM e Ladevi
  • Lista de grupos de comunidades de agências de viagens de luxo
  • Conteúdo patrocinado pela Teresa Perez Tours, Accor, Turismo de Suíça e diversos outros parceiros.

Leia agora abaixo a quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 24/25 – Brazil & Latin America

A PANROTAS viaja a convite da ILTM Cannes, voando Air Europa e com proteção da GTA (Artur Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira)



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados