Com Brasil nos destaques, ILTM Cannes bate recordes em 2024; veja fotos
Feira aponta o País como um dos expositores de maior crescimento nesta edição; veja tabela com dados

Um evento recordista para uma indústria global que parece não ver horizontes. A principal feira de Turismo de luxo do mundo cresceu 12% e bateu todos os seus recordes em sua 23ª edição. Realizada na semana passada, a ILTM Cannes 2024 teve 85 mil reuniões realizadas no Palais du Festival, mas esse dado oficial só diz respeito aos encontros que foram pré-agendados, não mencionando os inúmeros e intangíveis negócios que surgem naqueles paralelamente combinados, ou os casuais, ou nas abundantes festas, jantares e happy hours.
Destinos, DMCs, hotéis, resort, experiências e demais fornecedores construíram e reforçaram conexões de longo prazo com mais de 2,35 mil empresas compradoras de 84 países, 30% das quais estrearam no evento. O número de marcas de luxo é praticamente o mesmo: 2,35 mil, de 105 países.
Dos cerca de dez mil profissionais participantes, três mil assistiram à cerimônia de abertura, na segunda-feira (2), que teve a participação da colunista sênior da Bloomberg Opinion Merryn Somerset Webb, também apresentadora do podcast Merryn Talks Money, que expressou otimismo sobre a próxima maior transferência de riqueza dos baby boomers.
Na sequência TJ Abrams, vice-presidente de bem-estar global da Hyatt, e Alison Gilmore, diretora do portfólio ILTM, revelaram uma nova pesquisa sobre bem-estar conduzida pela Altiant, em parceria com a Hyatt e a ILTM. A pesquisa com 800 pessoas em mercados globais revelou que "saúde é a nova riqueza", com 74% dos viajantes integrando o bem-estar em suas rotinas.
Por fim, Tyler Brûlé, diretor editorial da Monocle, levantou questões importantes e arrancou risadas do público ao falar de maneira bem humorada sobre a necessidade de retornar a serviços de hotelaria menos tecnológicos, entre outras questões.
Com tantas empresas interessadas, os três andares tradicionalmente utilizados pela feira no Palais du Festival não foram suficiente para a área de exposição, que foi ampliada com um Grand Pavillion da Accor ao lado da praia, além de um novo terraço da Leading Hotels of the World, um pavilhão da Belmond, entre outros espaços novos.
Brasil é apontado como destaque em feira de Turismo de luxo
A organização da ILTM Cannes aponta o Brasil como um dos expositores que aumentaram significativamente sua presença. Com parceria de Embratur, BLTA e Sebrae, o Turismo brasileiro contou com 16 pontos de atendimento em seu espaço oficial, sem contar produtos pertencentes a grandes marcas espalhados pela feira, como Fairmont Copacabana (Accor), Rosewood Sao Paulo e Palácio Tangará (Oetker Collection), por exemplo. Califórnia, Croácia, Japão e Omã também registraram alta importante no número de expositores. Turismo da Austrália, Egito e Ilhas Maurício estrearam nesta edição.
Marcas de viagens de luxo que aumentaram significativamente sua presença na ILTM 2024 são Accor (com seu novo pavilhão na praia), marcas de luxo da Hilton, hotéis Hyatt, InterContinental Hotels & Resorts, Leading Hotels of the World, Preferred e marcas de luxo da Marriott International.
PANROTAS apresenta 4º Anuário de Luxo em parceria com ILTM
A quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil & Latin America – 2024/25 foi lançado na ILTM Cannes 2024. O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e o editor Rodrigo Vieira foram a Cannes para o lançamento e para a cobertura do evento.
Índice | Detalhes |
---|---|
Datas do Evento | 2-5 de dezembro de 2024 |
Número de reuniões agendadas | Mais de 85 mil |
Total de buyers | Mais de 2.350 de 84 países (30% novos) |
Total de marcas | Mais de 2.350 de 105 países |
Participantes no fórum de abertura | Mais de 3 mil |
Expositores estreantes | Austrália, Egito, Ilhas Maurício |
Importante aumento de expositores | Califórnia, Brasil, Omã, Japão, Croácia |
Expositores no estande do Brasil | 16 (vs. 8 em 2023) |
Marcas com aumento de presença | Accor, Hilton, Hyatt, InterContinental, LHW, Preferred, Marriott |
PANROTAS | Media partner do evento |
Próxima ILTM Cannes | 1-4 de dezembro de 2025 |
Outros Eventos ILTM em 2025 | ILTM Latin America (5-8 de maio), ILTM Ásia Pacífico (30 de junho - 3 de julho) ILTM North America (6-9 de outubro) |
A PANROTAS é media partner da ILTM e foi a Cannes protegida por Intermac e GTA.