Virtuoso destaca tendências e destinos para 2025; Brasil fica de fora
Busca por consultores Virtuoso aumentou 76% este ano
CANNES – Não vai ser dessa vez que os viajantes americanos (responsáveis pelo maior share de vendas na rede de agências Virtuoso) sonharão com uma viagem para o Brasil ou qualquer país da América do Sul. O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch, divulgou, durante a ILTM Cannes suas previsos para 2025, baseadas em entrevistas com os consultores de viagens associados, e destinos como Japão, Marrocos e Itália dominaram as listas. O Brasil simplesmente não está no mapa desses viajantes afluentes.
Confira abaixo: os insights do Virtuoso Luxe Report 2025
5 maiores tendências de viagens
- Viagens em família (familiares diretos)
- Viagens para celebrar
- Viagens multigeracionais em família (geralmente pulando uma geração, como avós com netos ou tios com sobrinhos)
- Cruzeiros de expedição e aventura
- Viagens de aventura (mas uma aventura moderada e não extrema).
5 maiores destinos globais
- Itália
- Grécia
- França
- Japão
- Croácia
Para os australianos: Itália, Japão, Grécia, França e Croácia
Para os canadenses: Itália, Grécia, França, Japão e Croácia
Para os ingleses: Grécia, Itália, Japão, França e Estados Unidos
Para os americanos: Itália, Grécia, França, Inglaterra e Japão
Nota-se que apenas no Reino Unido a Itália não lidera como destino mais vendido e o amor eterno entre britânicos e americanos.
5 destinos em crescimento
- Portugal (no ano passado, ocupou a quarta posição nesse ranking)
- Antártica (alinhada com a busca de cruzeiros de expedição)
- Islândia (idem)
- Noruega (idem)
- Marrocos, que, segundo Upchurch teve um boom de atrações e hotéis fora de Marrakech
Para os americanos: Portugal, Antártica, Islândia, Noruega e Costa Rica (mostrando a força do Caribe entre os americanos, em um destino não tradicional)
Para os ingleses: Tailândia, Croácia, Antártica, Índia e Noruega
Para os canadenses: Portugal, Antártica, Costa Rica (ela de novo), Islândia e Colômbia (alô, Brasil)
Para os australianos: Antártica, Sri Lanka, Noruega, Portugal e Vietnã.
5 Top Cidades Virtuoso em 2025
- Paris (França)
- Barcelona (Espanha)
- Roma (Itália)
- Londres (Reino Unido)
- Tóquio (Japão)
5 Principais itinerários de cruzeiros para 2025
- Mediterrâneo
- Alasca
- Ilhas Gregas
- Caribe
- Rio Danúbio
As preferências para as viagens solo
- Tours guiados (via DMCs)
- Cruzeiros de expedição
- Cruzeiros marítimos
- Cruzeiros fluviais
- Inglaterra
ESG no radar
- 47% dos consultores Virtuoso disseram que as mudanças climáticas estão fazendo seus clientes viajarem de forma diferente.
- 76% buscam destinos com clima mais moderado
- 78% buscam viajar fora da alta estação e quando o clima está mais ameno
- 19% buscam minimizar a pegada de carbono da viagem
5 iniciativas que os clientes Virtuoso querem apoiar por conta da sustentabilidade:
- Conservação e interação com a vida selvagem
- Evitar destinos muito cheios (overtourism)
- Reservar com empresas que empregam locais
- Dar de volta e apoiar as comunidades locais
- Conservação da terra e do meio ambiente
Vendas Virtuoso
Matthew Upchurch usou dados do WTTC para mostrar, em sua apresentação, que o Turismo vai crescer na próxima década, mas os números do Virtuoso impressionam muito mais no curto prazo. Segundo ele, especialmente nos Estados Unidos, as viagens de luxo explodiram no pós-pandemia e o crescimento vai continuar nos próximos anos. As viagens futuras estão sendo feitas com um ou dois anos de antecedência e muitas empresas chegam a janeiro com 70% das vendas do ano reservadas. As vendas futuras de 2024 estão 30% maiores que as de 2023 na Virtuoso, e quando se consideram as vendas de mais de US$ 50 mil, esse índice ainda é maior: 42% de crescimento sobre 2023.
A venda geral das agências e consultores Virtuoso sobre 2023 cresceram 14%, atingindo recorde histórico. E a busca por esses consultores subiu 76%.
E de acordo com ele, uma onda de novos agentes ou consultores de viagens chegou ao mercado e com resultados impressionantes em um ou dois anos. Isso porque há demanda pelo luxo e demanda pelo profissional de viagens de luxo.
“A melhor definição de luxo ouvi de um millennial, que disse: é claro que eu posso fazer tudo sozinho (por conta das facilidades, da tecnologia). Mas eu não quero. E nem tenho de fazer. Isso é luxo.”
Matthew Upchurch
A PANNROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da ILTM, voando Air Europa, e com proteção GTA (Artur Luiz Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira).