Artur Luiz Andrade   |   03/12/2024 17:16
Atualizada em 03/12/2024 17:33

Virtuoso destaca tendências e destinos para 2025; Brasil fica de fora

Busca por consultores Virtuoso aumentou 76% este ano

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch

CANNES – Não vai ser dessa vez que os viajantes americanos (responsáveis pelo maior share de vendas na rede de agências Virtuoso) sonharão com uma viagem para o Brasil ou qualquer país da América do Sul. O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch, divulgou, durante a ILTM Cannes suas previsos para 2025, baseadas em entrevistas com os consultores de viagens associados, e destinos como Japão, Marrocos e Itália dominaram as listas. O Brasil simplesmente não está no mapa desses viajantes afluentes.

Confira abaixo: os insights do Virtuoso Luxe Report 2025

5 maiores tendências de viagens

  1. Viagens em família (familiares diretos)
  2. Viagens para celebrar
  3. Viagens multigeracionais em família (geralmente pulando uma geração, como avós com netos ou tios com sobrinhos)
  4. Cruzeiros de expedição e aventura
  5. Viagens de aventura (mas uma aventura moderada e não extrema).

5 maiores destinos globais

  1. Itália
  2. Grécia
  3. França
  4. Japão
  5. Croácia

Para os australianos: Itália, Japão, Grécia, França e Croácia

Para os canadenses: Itália, Grécia, França, Japão e Croácia

Para os ingleses: Grécia, Itália, Japão, França e Estados Unidos

Para os americanos: Itália, Grécia, França, Inglaterra e Japão

Nota-se que apenas no Reino Unido a Itália não lidera como destino mais vendido e o amor eterno entre britânicos e americanos.

5 destinos em crescimento

  1. Portugal (no ano passado, ocupou a quarta posição nesse ranking)
  2. Antártica (alinhada com a busca de cruzeiros de expedição)
  3. Islândia (idem)
  4. Noruega (idem)
  5. Marrocos, que, segundo Upchurch teve um boom de atrações e hotéis fora de Marrakech

Para os americanos: Portugal, Antártica, Islândia, Noruega e Costa Rica (mostrando a força do Caribe entre os americanos, em um destino não tradicional)

Para os ingleses: Tailândia, Croácia, Antártica, Índia e Noruega

Para os canadenses: Portugal, Antártica, Costa Rica (ela de novo), Islândia e Colômbia (alô, Brasil)

Para os australianos: Antártica, Sri Lanka, Noruega, Portugal e Vietnã.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch

5 Top Cidades Virtuoso em 2025

  1. Paris (França)
  2. Barcelona (Espanha)
  3. Roma (Itália)
  4. Londres (Reino Unido)
  5. Tóquio (Japão)

5 Principais itinerários de cruzeiros para 2025

  1. Mediterrâneo
  2. Alasca
  3. Ilhas Gregas
  4. Caribe
  5. Rio Danúbio

As preferências para as viagens solo

  1. Tours guiados (via DMCs)
  2. Cruzeiros de expedição
  3. Cruzeiros marítimos
  4. Cruzeiros fluviais
  5. Inglaterra
PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch
O presidente da Virtuoso, Matthew Upchurch

ESG no radar

  • 47% dos consultores Virtuoso disseram que as mudanças climáticas estão fazendo seus clientes viajarem de forma diferente.
  • 76% buscam destinos com clima mais moderado
  • 78% buscam viajar fora da alta estação e quando o clima está mais ameno
  • 19% buscam minimizar a pegada de carbono da viagem

5 iniciativas que os clientes Virtuoso querem apoiar por conta da sustentabilidade:

  1. Conservação e interação com a vida selvagem
  2. Evitar destinos muito cheios (overtourism)
  3. Reservar com empresas que empregam locais
  4. Dar de volta e apoiar as comunidades locais
  5. Conservação da terra e do meio ambiente

Vendas Virtuoso

Matthew Upchurch usou dados do WTTC para mostrar, em sua apresentação, que o Turismo vai crescer na próxima década, mas os números do Virtuoso impressionam muito mais no curto prazo. Segundo ele, especialmente nos Estados Unidos, as viagens de luxo explodiram no pós-pandemia e o crescimento vai continuar nos próximos anos. As viagens futuras estão sendo feitas com um ou dois anos de antecedência e muitas empresas chegam a janeiro com 70% das vendas do ano reservadas. As vendas futuras de 2024 estão 30% maiores que as de 2023 na Virtuoso, e quando se consideram as vendas de mais de US$ 50 mil, esse índice ainda é maior: 42% de crescimento sobre 2023.

A venda geral das agências e consultores Virtuoso sobre 2023 cresceram 14%, atingindo recorde histórico. E a busca por esses consultores subiu 76%.

E de acordo com ele, uma onda de novos agentes ou consultores de viagens chegou ao mercado e com resultados impressionantes em um ou dois anos. Isso porque há demanda pelo luxo e demanda pelo profissional de viagens de luxo.

“A melhor definição de luxo ouvi de um millennial, que disse: é claro que eu posso fazer tudo sozinho (por conta das facilidades, da tecnologia). Mas eu não quero. E nem tenho de fazer. Isso é luxo.”

Matthew Upchurch

A PANNROTAS é media partner da ILTM Cannes e viaja a convite da ILTM, voando Air Europa, e com proteção GTA (Artur Luiz Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira).



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados