Setor em alta: TTW Cruise Day conecta cruzeiros de luxo com seus parceiros
Veja fotos do evento, que reuniu grifes do setor com consultores de viagens de alto padrão em São Paulo

Algumas das principais marcas globais de hospitalidade de luxo estão investindo no segmento de cruzeiros, e flutuar em iates e navios exclusivos caiu no gosto da elite brasileira. A favor desta maré, o TTW Group investe fortemente nos produtos marítimos e fluviais, produtos que em 2024 cresceram 30% ante 2023, quando a operadora já havia dobrado as vendas de cruzeiros pré-pandemia.
O Rosewood São Paulo foi palco, nesta segunda-feira, para a terceira edição do TTW Cruise Day. Membros do TTWLab, especialistas do TTW Group e agências convidadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Maranhão se encontraram com quase 20 marcas de cruzeiros para ficar por dentro de suas ofertas e novidades.

"Grifes consagradas no mundo da hotelaria de luxo, como Ritz-Carlton, Belmond, Four Seasons e Orient Express (Accor) estão adaptando seus produtos para os oceanos, isso sem contar as empresas de cruzeiros de luxo já tradicionais que sempre estão com novos atrativos e novos produtos", analisa a COO do TTW Group, Cacau Sagioro.
"Esse crescimento na oferta permite viagens de cruzeiros de várias modalidades, como multigeracionais, celebrações, expedições, gastronômicas, com a garantia de serviço e conforto na mais alta qualidade", completa a executiva.
Agente de viagens é fundamental na venda de cruzeiros de luxo
Tanto Cacau quanto a gerente de Cruzeiros do TTW Group, Fernanda França, reforçam a importância do toque especializado para a venda de cruzeiros de alta gama. Curadoria e consultoria andam juntas quando o assunto é lazer em alto mar. A diversidade da oferta exige preparo do agente de viagens, e escolher o produto adequado é só a primeira etapa de um processo de venda assertiva.

"O pós-venda é tão importante quanto a escolha do cruzeiro certo. Acompanhar o cliente durante a viagem é essencial para que sua experiência seja a melhor possível, escolhendo os passeios certos, os melhores restaurantes e atrativos a bordo", afirma Fernanda França. "Isso sem contar que a taxa de cruzeiristas repeaters, isto é, que volta a navegar depois de experimentar, é altíssima. Ser assertivo na venda é sinônimo de fidelizar o cliente e aumentar a rentabilidade. Há muitos produtos auxiliares que podem incrementar a venda de uma viagem de cruzeiros", completa a especialista, acrescentando que a TTW e as próprias armadoras dão inúmeras ferramentas para que os agentes fiquem atualizados e capacitados a fazer a melhor entrega.
As executivas também recomendam que os agentes de viagens deixem claro que os navios de luxo proporcionam experiências exclusivas, com serviço agilizado e dedicado e sem aglomerações a bordo.
"É fundamental que o viajante de luxo entenda que existe todo um portfólio de navios com um nível de serviço com o qual ele está acostumado nos hotéis mundo afora. Sem filas, com alta gastronomia, com mordomos e experiências personalizadas", afirma Cacau. "E essa deve ser a mensagem número um do consultor de viagens", completa Fernanda.
Segundo as especialistas, os cruzeiros estão com um ritmo tão bom para o TTW Group que o maior desafio está justamente na falta de oferta de produtos, por mais que essa esteja crescente. "Ainda há muitos navios no pipeline das companhias. Até 2030, novas embarcações devem entrar em operação, aumentando assim a oferta de roteiros e de atrativos para os viajantes do Brasil e do mundo", concluem as otimistas executivas, que relatam um início de 2025 muito positivo na venda de cruzeiros em comparação com o primeiro trimestre de 2024.
Entre as quase 20 empresas participantes do TTW Cruise Day estiveram Silversea Cruises, Explora Journeys, Regent Seven Seas, Disney Cruise Lines, &Beyond, Aqua Expeditions, Les Bateaux Belmond, Oceania, Ritz-Carlton Yacht Collection, Seadream e Quark Expeditions, além das apoiadoras Omint e Terminal BTG Pactual apresentaram seus diferenciais e fizeram rodadas de negócios com consultores de viagens de alto padrão membros do TTWLab, especialistas do TTWGroup e agências convidadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Maranhão.