Crescimento do setor, personalização e sustentabilidade: Copastur aponta tendências
Insights foram levantados por meio de pesquisas do mercado global e dos dados da própria TMC
![Copastur revela tendências para 2025 no setor de viagens corporativas](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/440200/04a3b4958131bf0b50274a97b386e692unnamed/24,0,1131,675/1206,720,0.67/0/default.png)
O setor de viagens corporativas está passando por mudanças expressivas, impulsionadas por tecnologia, sustentabilidade e novas formas de consumo. Neste mercado, essas transformações exigem uma adaptação estratégica para garantir eficiência, economia e uma experiência cada vez mais personalizada.
Pensando nisso, a Copastur preparou um material com as principais tendências de 2025, trazendo insights estratégicos baseados em pesquisas do mercado global, nos dados da própria TMC e em sua experiência de mercado.
Confira a seguir:
1. Crescimento do setor de viagens corporativas
- A retomada das viagens a negócios segue em alta desde o final da pandemia e continua sendo um dos principais motores do setor. De acordo com a Iata, a demanda por viagens deve crescer a um ritmo moderado de 8% em 2025, alinhada às médias históricas.
- "Também notamos que cada vez mais empresas estão priorizando políticas de viagens estratégicas e buscando soluções mais personalizadas, conectadas e sustentáveis", diz a Copastur.
2. Tecnologia e personalização na gestão de viagens
- A inteligência artificial e a automação estão revolucionando a gestão de viagens, otimizando processos e melhorando a experiência da pessoa consumidora. Por parte de viajantes, a TMC percebeu a crescente preferência por destinos personalizados e experiências autênticas, com destaque para o aumento na busca por locais menos explorados.
3. Sustentabilidade e viagens responsáveis
- A preocupação com a sustentabilidade se intensifica a cada ano. O Turismo é responsável por 8% das emissões globais de carbono e 45% dos viajantes globais priorizam empresas com práticas sustentáveis, como redução de emissões de carbono e conservação ambiental.
- "Somos certificados como Empresa B e desenvolvemos iniciativas como a BioConexão, promovendo expedições em parceria com as próprias comunidades indígenas e ribeirinhas, que aliam Turismo sustentável, impacto social e preservação da Amazônia".
4. Transformação do mercado aéreo e da hotelaria
- A análise da Copastur aponta um crescimento de 17% no mercado aéreo nacional no volume de 2024 em relação ao ano anterior, com uma projeção de expansão de 30% para 2025. Já o segmento hoteleiro projeta um aumento de 17% na diária média para 2025, refletindo a recuperação do setor e a adaptação às novas demandas de consumo.
- E, falando em mercado aéreo, quem não se lembra da polêmica do NDC (New Distribution Capability) que veio à tona em 2024, gerando um debate entre as companhias aéreas? A previsão é que 60% das reservas aéreas usem o NDC até 2025.
O material completo pode ser baixado gratuitamente neste link.