Onfly investe em expansão internacional para o México, com escritório em 2025
Segundo o CEO Marcelo Linhares, objetivo da travel tech é atingir 2,5 mil clientes no país até 2027
A Onfly tem como um de seus planos para 2025 uma expansão internacional para o México, com a expectativa de aterrissar em solo mexicano já em janeiro. A região foi escolhida, pois, atualmente, o México é o segundo maior país da América Latina em termos de gastos em viagens corporativas, de acordo com estudo da GBTA.
“O setor de viagens corporativas na América Latina é robusto e está em pleno crescimento. Em 2023, este mercado movimentou quase US$ 50 bilhões e a expectativa é que continue a crescer, com projeções indicando que pode alcançar US$ 82,9 bilhões até 2032, segundo dados do IMARC Group. O México desempenha papel significativo nesse cenário, uma vez que tem tido um aumento constante nas viagens a negócios, impulsionado por sua posição estratégica como um hub entre a América do Norte e a América Latina, além da diversificação de suas indústrias, como tecnologia e serviços financeiros”
Marcelo Linhares, CEO da Onfly
Ainda de acordo com o executivo, o objetivo da travel tech é atingir 2,5 mil clientes no México até 2027. A empresa já possui clientes na região, mas, a partir de janeiro, com um escritório físico na Cidade do México, a expansão ocorrerá de forma mais rápida. Entre as companhias que já operam suas viagens corporativas com a Onfly no país, os setores mais presentes são Indústria (17%), Varejo (17%), Tecnologia (16%), Construção (10%) e Financeiro (8%).
“Nosso objetivo é levar uma transformação digital para as empresas do México, oferecendo uma solução global. Além de investir em um escritório local, estaremos em feiras e eventos relacionados ao setor e planejamos contratar aproximadamente dez colaboradores já no primeiro trimestre, com uma previsão de fecharmos o ano com mais de 20 pessoas dedicadas à operação mexicana. A ideia é que até o final de 2026 o México represente pelo menos um quarto do nosso GMV (Gross Merchandise Volume)”, diz o head de Expansão Global da travel tech, João Claudio Ribeiro.
Perfil do viajante mexicano
O profissional que realiza viagens a negócios no México possui um perfil bastante diversificado, refletindo as necessidades e preferências de diferentes gerações e setores. Em geral, são altamente conectados e valorizam a eficiência e a personalização em suas viagens.
“A tecnologia desempenha um papel crucial no mercado de viagens corporativas. Cada vez mais, smartphones e aplicativos são utilizados para gerenciar 100% das reservas e itinerários, otimizando o tempo dos gestores e dos viajantes e, ainda, contribuindo com o controle de gastos. Além disso, há uma crescente preocupação com a segurança pessoal e a sustentabilidade nas viagens”, acrescenta Ribeiro.
Além do México, a Onfly possui escritórios virtuais no Panamá, Colômbia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Equador e nos Estados Unidos. Estes são mercados potenciais em que a empresa mira crescer também.
“Temos convicção de que o que estamos desenvolvendo em termos de tecnologia e solução é possível de ser exportado para outros países. O setor de viagens corporativas, principalmente o middle-market na América Latina, é mal atendido. Ou as empresas compram direto das companhias aéreas ou de OTAs, e estas plataformas não foram feitas para atender as empresas. Estamos muito animados com o que estamos desenvolvendo”, completa o CEO da Onfly.