Artur Luiz Andrade   |   22/05/2024 22:41
Atualizada em 22/05/2024 22:48

Abracorp diz que denúncias contra Copastur são graves e serão apuradas

Entidade promete transparência na apuração interna que está em andamento

Divulgação
Siderley Santos, presidente da Abracorp
Siderley Santos, presidente da Abracorp

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), presidida por Siderley Santos, do Grupo Arbaitman, eleito em março passado, se manifestou na noite desta quarta-feira, 22, sobre as acusações anônimas que a Copastur, uma das TMCs fundadoras e associadas à entidade, vem sofrendo e que levaram uma das clientes da agência, a BRF, a pedir a abertura de um inquérito para investigação (que está em sigilo desde ontem, dia 21/5).

Segundo nota da Abracorp, as denúncias (palavra que consta do texto da entidade) contra a Copastur foram vistas com preocupação pela diretoria, que está ciente da gravidade das mesmas. Leia aqui a defesa da Copastur, que nega as acusações.

Ainda segundo a Abracorp, uma investigação interna está sendo conduzida de acordo com o código de conduta e ética da associação (https://www.abracorp.org.br/estatuto). O Conselho de Ética da Abracorp, composto por Bruno Waltrick (Maiorca Turismo), Gisela Maranhão (JetStream), Rubens Schwartzmann (Costa Brava) e Ségio Masaki (suplente) (Quickly Travel), irá analisar o caso e para tal a entidade irá designar um novo advogado, já que o profissional que defende os interesses da Abracorp, Marcelo Oliveira, também tem a Copastur como cliente.

Segundo a PANROTAS apurou, a Abracorp também estava negociando a contratação de uma assessoria de imprensa de gerenciamento de crise, por entender que o caso pode repercutir bastante, como avaliou outra entidade, a Alagev, em comunicado enviado à PANROTAS.

“Entendemos que as acusações em questão têm repercussões significativas em diversos aspectos, incluindo os mercadológicos e os de imagem. Estamos comprometidos em manter todos os nossos associados e partes interessadas informados sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes nesse assunto”, disse a Abracorp, prometendo transparência no desenrolar do caso.

Abracorp

Nesta quinta-feira, 23, os associados da Abracorp se reúnem em São Paulo, mas o tema não é o caso Copastur, que será avaliado em reunião à parte, com direito de defesa e apresentação de seus argumentos por parte dos sócios da associada. Trata-se de uma reunião mensal do calendário da associação.

Além de Siderley Santos, do Grupo Arbaitman, fazem parte do Conselho da entidade, que irá analisar o caso, Fernando Slomp (Avipam), Guilherme Luck (Luck Viagens), Humberto Cançado (Voetur), Luciano Guimarães (BeFly), Luís Vabo (Solid) e Marianno Santos (Riotravel).

Confira abaixo o comunicado oficial da Abracorp:

“A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) vem, por meio desta comunicação, informar que está ciente das denúncias veiculadas pela mídia nos últimos dias referentes a suposta conduta de uma associada. Foi com grande preocupação que a Abracorp tomou conhecimento das notícias veiculadas, compreendendo a gravidade das denúncias.

Diante desse cenário, a Abracorp está dedicando toda a atenção necessária ao tema, conduzindo uma apuração interna conforme estabelecido em seu Código de Conduta e Ética (https://www.abracorp.org.br/estatuto), com o intuito de esclarecer os fatos, ouvir plenamente a associada e assegurar a integridade e transparência, que são diretrizes e deveres absolutos não só da Abracorp, mas de todos seus associados, e de resto, fundamentos do mercado.

Nossa abordagem do assunto está sendo feita em total conformidade com o nosso Código de Ética e Conduta e demais normas internas, garantindo o rigor, segurança e imparcialidade no processo de apuração.

Entendemos que as acusações em questão têm repercussões significativas em diversos aspectos, incluindo os mercadológicos e os de imagem. Estamos comprometidos em manter todos os nossos associados e partes interessadas informados sobre quaisquer desenvolvimentos relevantes nesse assunto.

Atenciosamente,

[Abracorp]



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados