Abracorp busca reequilibrar relações de TMCs com fornecedores
Eduardo Vasconcellos, presidente da associação, quer restabelecer equilíbrio dos pagamentos por serviços
As agências de viagens corporativas (TMCs) associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) estão planejando a adoção de uma política com taxas de serviço diferenciadas em relação a cada fornecedor.
O objetivo, de acordo com o presidente da associação, Eduardo Vasconcellos, é restabelecer o equilíbrio nas relações com fornecedores no mercado de viagens corporativas gerenciadas após redução unilateral dos pagamentos por serviços prestados.
Confira abaixo o artigo completo de Eduardo Vasconcellos, presidente da Abracorp.
"O mercado brasileiro de viagens corporativas gerenciadas, composto pelas vendas e serviços de gestão de viagens intermediados por TMCs (Travel Management Companies), está passando por uma transformação significativa nas relações entre as agências e alguns fornecedores. Essa mudança tem sido caracterizada pela redução unilateral dos pagamentos por serviços prestados, resultando em um desequilíbrio financeiro prejudicial às partes envolvidas.
É importante esclarecer que as agências desempenham um papel fundamental ao atender, distribuir, remarcar, solicitar reembolsos, controlar o programa de viagens das empresas, gerir as despesas de viagens dos executivos e funcionários dos clientes corporativos, assumir a responsabilidade financeira por quaisquer erros que possam ocorrer, evitando que os fornecedores não sofram prejuízos, investir em toda nova tecnologia que os fornecedores ou cliente implementem, além de oferecer as melhores práticas de governança e compliance. O custo e a qualidade desses serviços, bem como a atenção dedicada aos viajantes corporativos, são aspectos que merecem sempre consideração.
No intuito de restaurar o equilíbrio nessas relações e promover transparência nesse processo, as agências de viagens corporativas associadas à Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) estão planejando a adoção de uma política com taxas de serviço diferenciadas em relação a cada fornecedor, mantida a liberdade para cada agência de viagens, porém niveladas por sustentabilidade e exequibilidade junto a cada fornecedor.
Tal medida busca equilíbrio e justiça à equação econômica das relações comerciais e fortalecer as agências para que continuem investindo na excelência do atendimento ao cliente, na otimização de processos e na adoção de tecnologia de ponta para gerenciar todo o ciclo de viagens corporativas.
É fundamental enfatizar que as agências de turismo não pretendem se afastar de seus fornecedores, especialmente aqueles considerados estratégicos, e mantêm suas portas abertas ao diálogo construtivo. O objetivo é fortalecer ainda mais nossa indústria de viagens corporativas por meio da colaboração mútua e do aprimoramento constante de nossas parcerias.
A Abracorp reitera seu compromisso com a promoção de relações comerciais equilibradas e mutuamente benéficas, buscando soluções que garantam o sucesso e a sustentabilidade de todos os envolvidos no mercado de gestão de viagens corporativas gerenciadas."