Karina Cedeño   |   03/08/2023 16:20

O que querem os viajantes corporativos e gestores? Estudo revela

Relatório revela preocupação com sustentabilidade e redução de custos nas viagens corporativas


Unsplash/Rob Wilson
Levantamento explora os sentimentos dos gestores de viagens e viajantes de negócios dos EUA e do Canadá sobre os tópicos da experiência do viajante de negócios, sustentabilidade e economia de custos
Levantamento explora os sentimentos dos gestores de viagens e viajantes de negócios dos EUA e do Canadá sobre os tópicos da experiência do viajante de negócios, sustentabilidade e economia de custos

Na nova era das viagens corporativas, os funcionários valorizam cada vez mais a integração entre trabalho e vida pessoal, fato que reforça os dados revelados pelo relatório The Current State of Business Travel: Business Traveler and Travel Manager Priorities, publicado hoje (3) pela Global Business Travel Association (GBTA) e patrocinado pela Uber for Business.

O levantamento explora os sentimentos dos gestores de viagens e viajantes a negócios dos EUA e do Canadá sobre os tópicos da experiência do viajante corporativo, sustentabilidade e economia de custos.

Impulsionados pela pandemia, recursos aprimorados de videoconferência, padrões de trabalho em evolução e preocupações com a sustentabilidade são uma demanda dos viajantes corporativos e também dos gestores de viagens, que vivem uma mudança em suas expectativas relacionadas às viagens corporativas e suas políticas – mas em graus variados.

“Este relatório mostra o estado atual das viagens a trabalho e as descobertas mostram a conexão entre viajantes e gestores quando se trata de escolhas de viagens”, afirma a CEO da associação, Suzanne Neufang.

“O relatório também revela oportunidades para melhorar a comunicação sobre as políticas de viagens, como quando se trata de reduzir a pegada de carbono, e medidas de redução de custos para alcançar um programa de viagens corporativas financeiramente responsável.”

As principais conclusões do estudo incluem:

A importância das viagens para alcançar objetivos de negócios

Entre os viajantes corporativos da América do Norte, 87% dizem que as viagens de negócios são “essenciais” ou “úteis” para atingir os objetivos de suas empresas. De fato, os viajantes corporativos norte-americanos dizem que viajam “mais” (39%) ou “o mesmo” (29%) do que em 2019.

Aliviar o estresse gerado pelas viagens corporativas

Os viajantes corporativos podem enfrentar desafios pessoais ao viajar a trabalho, o que inclui ficar longe da família e/ou animais de estimação (60%) e estresse frequentemente associado à viagem (48%). Os gestores consideram e avaliam diferentes benefícios para aliviar esse estresse, como permitir dias de início de expediente tardio para aliviar o jet lag (74%) e que os funcionários reservem companhias aéreas e/ou hotéis nos quais sejam membros de programas de fidelidade (68%).

Sustentabilidade em foco

As preocupações ambientais e de sustentabilidade continuam a se estender às viagens de negócios, com 61% dos viajantes afirmando que limitar ou reduzir as emissões de carbono é uma prioridade. No entanto, há uma desconexão entre os viajantes corporativos e os gestores de viagens sobre como as questões de sustentabilidade devem ser priorizadas. Os gestores norte-americanos, por sua vez, dizem que a sustentabilidade é uma pequena prioridade (27%), se é que é uma prioridade (22%).

Uma pesquisa recente constatou que 86% das organizações em todo o mundo pretendem aumentar os investimentos em iniciativas de sustentabilidade. O corte de emissões de carbono é uma prioridade crescente, à medida que as empresas exploram diversos meios para reduzir sua pegada. É importante integrar os gestores de viagens às metas corporativas para incorporar mais políticas e iniciativas voltadas à sustentabilidade nos programas de viagens, incentivar opções de transporte sem ou com baixas emissões e acompanhar o progresso em direção às metas sustentáveis.

Uso de aplicativos de compartilhamento de viagens

Dos entrevistados, 74% dos viajantes corporativos norte-americanos dizem que ocasionalmente usam um provedor de compartilhamento de viagens durante viagens de negócios, com 36% respondendo que usam com frequência. Além disso, 58% dos viajantes dizem ter um perfil comercial com um provedor de carona quando viajam a trabalho. Os gestores de viagens citam dados e relatórios aprimorados, gerenciamento de riscos aprimorado e dever de cuidado e redução de custos como os três principais benefícios de ter uma conta corporativa de compartilhamento de viagens.

“Os últimos anos ensinaram ao mundo dos negócios que a única verdadeira constante é a mudança. Na Uber for Business, acreditamos que essa mudança traz um espírito de progresso. Neste ano, estamos vendo os empregadores se tornarem cada vez mais intencionais com suas políticas e decisões de viagens de negócios, enquanto mais viajantes corporativos estão priorizando escolhas ecológicas e opções de compartilhamento de viagens. Estamos ansiosos para ser um parceiro essencial para as empresas, à medida que vivem mudanças contínuas e abraçam novas oportunidades, quer isso signifique atingir metas de sustentabilidade corporativa ou oferecer a melhor experiência possível a seus viajantes de negócios", destaca a diretora global de Desenvolvimento de Negócios da Uber, Susan Anderson.

A coleta de dados para as duas pesquisas on-line, separadas para gestores e viajantes dos EUA e Canadá, ocorreu entre maio e junho deste ano, com 147 gestores e 411 viajantes corporativos respondendo, respectivamente.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados