Beatrice Teizen   |   29/03/2022 11:00

Alagev lança paper de Diversidade & Inclusão para associados

Ideia do projeto surgiu após um Trade Talks promovido pela associação em 2021 sobre o tema

A Alagev, em parceria com a Fator Diversidade e com a Comunica Hub, desenvolveu para os seus associados o paper Diversidade & Inclusão. A ideia do projeto surgiu após um Trade Talks promovido pela associação em 2021 com o tema "Diversidade & Inclusão", como parte do processo de ESG. Durante a ação, foram convidados líderes envolvidos com o conteúdo em suas organizações e/ou que são parte de grupos de diversidade. Como resultado, a entidade oficialmente lançou sua Comunidade de ESG.

PANROTAS / Emerson Souza
Giovana Jannuzzelli, da Alagev
Giovana Jannuzzelli, da Alagev
No documento é destacado o porquê tantas empresas estão investindo nessa questão, qual o impacto do assunto no segmento de viagens e Turismo, a diferença entre os dois termos e ainda insights de como o empreendimento pode se enquadrar nessas ideias.

“Diversidade & Inclusão não devem mais ser vistos como algo distante e inalcançável. Pelo contrário, precisam ser entendidos como necessário, a ser implantado com objetivos e métricas claras, alcançáveis e compartilhadas com todos”, diz a diretora executiva da associação, Giovana Jannuzzelli.

Um dos pontos que o projeto destaca é que à medida que mais pessoas com deficiência são incluídas no mercado de trabalho, seu poder aquisitivo aumenta e, por consequência, sua capacidade de consumo. Por outro lado, destinos mais preparados para promover a diversidade são preferidos pela comunidade LGBTQIA+.

Com isso, não faltam evidências sobre o quanto estes temas impactam positivamente as empresas. Pesquisa da Mckinsey demonstra que organizações percebidas pelos colaboradores como diversas em termos de gênero têm 93% mais probabilidade de superar a performance financeira de seus pares na indústria. O aumento do engajamento dos trabalhadores também é apontado como um fator de sucesso da diversidade (há aumento de níveis de felicidade no serviço) e isto ocorre porque pessoas que se sentem pertencentes e legitimadas têm o seu nível de energia e entrega de resultados aumentados. Por consequência, o ambiente se torna mais criativo. Além disso, a inovação é elevada porque mentes diversas, com origens, repertórios e culturas diferentes, contribuem para respostas fora do tradicional.

Porém, o Brasil não apresenta dados positivos sobre esse assunto. De acordo com pesquisa da consultoria global Great Place to Work (GPTW), estes temas foram os principais diferenciais buscados pelas organizações no último ano. E segundo o ranking global Kantar, o território brasileiro está entre os países com as empresas menos inclusivas do mundo na opinião dos funcionários. Com base nesses dados, a associação quis entender o porquê isso acontece e incentivar as marcas a investirem nessa prática.

O guia oferece dicas para os associados sobre essa temática como, por exemplo, a criação de políticas, diretrizes e estratégias de diversidade; elaboração de um plano de comunicação que declare suas intenções em relação ao conteúdo, tanto para a população interna quanto para a comunidade; reestruturação dos processos de forma que garanta que sejam mais diversos e inclusivos, desde a atração de pessoas e talentos diversos, até a preservação e plano de carreira desses profissionais para se sentirem incluídos; e treinamento e desenvolvimento com temas de Diversidade & Inclusão.

"Promover Diversidade e Inclusão de forma efetiva exige coragem de líderes e de empresas para assumirem suas próprias vulnerabilidades e que não têm respostas prontas para tudo. É um caminho a ser construído junto aos times, fortalecendo as relações entre as pessoas e o sentimento de pertencimento entre elas", aponta o co-fundador da Fator Diversidade, Jorge Barros.

O documento completo pode ser acessado neste link.

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