HSMAI Brasil aponta 6 insights para direcionar o setor hoteleiro
Reconhecer a diversidade de olhares e enxergar os clientes além de números estão entre os apontamentos

A HSMAI realizou a Leadership Conference, evento que reúne mais de cem Managing Directors e Board Members das Américas para fortalecer seu propósito, definir os objetivos e estratégias do ano. Realizada em Orlando, nos Estados Unidos, esta foi a primeira edição que contou com os líderes dos cinco países da América Latina.
O evento também marcou o primeiro encontro estratégico com a participação do novo presidente e CEO da associação, Brian Hicks, nomeado em 2024. Os dois dias de conteúdo foram marcados por destaques que vão direcionar o setor de hotelaria mundial. Confira os principais apontamentos:
- Valorize sua equipe - É importante reconhecer a diversidade de olhares para enxergar coisas que você não consegue ver. Ouça quem trabalha com você.
- Liderança com propósito - Os líderes precisam lembrar que as pessoas se importam com suas próprias imagens e propósitos. Os profissionais esperam oportunidades para elevar suas habilidades dentro da empresa.
- Os consumidores buscam mais que apenas produtos, eles querem experiências - Clientes esperam ser tratados como indivíduos e não apenas como números. O respeito e a valorização pessoal geram fidelização e conexão com a marca.
- Os 3 E's da formação profissional - Educação: ensino formal e aprendizado contínuo. Experiência: aprendizado prático no dia a dia. Exposição: networking, novas ideias e desenvolvimento pessoal.
- Princípios da Liderança - A ordem das prioridades nos negócios deve ser: 1) Liderança, 2) Estratégia, 3) Lucro. A cultura empresarial deve fazer com que todos se sintam importantes.
- A Mágica da Liderança: Modelo WATCH - Words (Palavras); Actions (Ações); Thoughts (Pensamentos, mindset positivo); Company (Empresa, estar rodeado das pessoas certas) e Heart (Compaixão e empatia).
Durante o encontro, a entidade também definiu as principais estratégias para o ano. Em 2025, a HSMAI pretende aumentar o engajamento, aprimorando e fornecendo educação, reconhecimento e oportunidades de conexão para membros e stakeholders; expandir seu alcance, apoiando e desenvolvendo sua base de membros; desenvolver talentos e recursos de liderança, apoiando o crescimento do Programa de Parceria de Talentos Corporativos da Fundação e o envolvimento na Campanha do Centenário; e trabalhar com o conselho global para identificar estratégias para fortalecer a marca globalmente.
“Participar deste encontro ao lado dos líderes da associação na América Latina, dois anos após nossa expansão, foi uma experiência enriquecedora. O evento foi extraordinário, repleto de networking e aprendizado, reforçando nosso compromisso de impulsionar o crescimento da indústria e fortalecer nossa atuação no setor”
Presidente da HSMAI Brasil e Latam, Gabriela Otto