HSMAI compartilha 12 insights em revenue management e vendas para 2025
Confiança e coragem foram as palavras-chave definidas pela entidade para o ano que vem
A HSMAI realizou no dia 3 de dezembro a primeira roundtable conjunta de diretores de Revenue Managers e diretores de Vendas & Marketing. O encontro reuniu 20 executivos das principais redes hoteleiras e hotéis de luxo do Brasil, com foco no segmento corporativo, para debater tendências e estratégias para 2025.
Criado em 2016, os roundtables reúnem um grupo seleto de heads de RMs em quatro encontros anuais. Já os eventos com os diretores de Vendas & Marketing acontecem desde 2023. Os grupos são restritos e apenas para convidados das principais redes e hotéis de luxo, com foco no corporativo. Além disso, os grupos mantêm discussões ativas em fóruns digitais no WhatsApp.
Confira, abaixo, 12 insights para 2025 trazidos pelos executivos no evento:
- Mantenha o otimismo, mas seja estratégico;
- Tenha coragem! 2025 permitirá e exigirá que você tome decisões difíceis;
- Siga com as tarifas dinâmicas para o corporativo e negocie bem as contrapartidas;
- Dê ênfase à “escuta ativa” com seus clientes;
- O segredo do ano será a sinergia da equipe;
- Mantenha estratégias para minimizar sempre o custo de distribuição;
- Siga com a comunicação alinhada entre todos os times, incluindo operações;
- Invista no time para formar pessoas com uma visão mais estratégica e analítica;
- Invista em automação;
- Seja criativo;
- Fortaleça a resiliência;
- Antecipe e se adapte com rapidez!
Balanço de 2024
O grupo também discutiu as principais estratégias que funcionaram durante o ano, além das mudanças necessárias para fechar 2024 com saldo positivo. Um dos temas centrais da discussão foi a eliminação total dos silos dos departamentos de Vendas, Marketing, Revenue Management e Distribuição, tema de destaque há alguns anos dos eventos mundiais da associação.
A área comercial, que reúne todas essas disciplinas, exige um pensar em conjunto, objetivos bem definidos e colaboração de todos. Afinal, a educação do mercado é proveniente destes profissionais e a hotelaria se fortalece.
Veja abaixo o que está em evidência no balanço de 2024:
- 2024 foi um ano de teste da elasticidade de preços;
- Também desafiador para assertividade de forecast. Quem acertou, está de parabéns!;
- Antecipação e prolongamento das negociações corporativas: começam em agosto e se encerram em novembro, demandando análises de mercado mais profundas;
- Evolução das tarifas dinâmicas: especialmente para o corporativo, com consolidação de negociações em itens como LRA (Last Room Availability) e blackout dates;
- Tarifas híbridas: combinação de acordos flutuantes e fixos, ganhando força no mercado;
- Grupos: Além de tarifas melhores, a assertividade da precificação nesse segmento foi otimizada, e isso vem ajudando a Diária Média geral.
- Foco no “Ancillary Revenue” (receita de extras): a essência do varejo está invadindo a hotelaria e veio para ficar; pensar em tíquete médio e não só diária média também;
- Integração das equipes comerciais: o momento é de arriscar, e a união entre Vendas, Marketing, Revenue Management e Distribuição é indispensável;
- Grupos pós-pandemia: maior precisão na precificação tem ajudado a elevar a diária média.
Projeções e estratégias para 2025
Confiança e coragem foram as palavras-chave definidas para 2025. O ritmo das reservas já está melhor do que para 2024, e isso reforça o otimismo do grupo.