Karina Cedeño   |   09/12/2024 14:23

HSMAI compartilha 12 insights em revenue management e vendas para 2025

Confiança e coragem foram as palavras-chave definidas pela entidade para o ano que vem


Divulgação
Encontro aconteceu no Hotel Renaissance (SP)
Encontro aconteceu no Hotel Renaissance (SP)

A HSMAI realizou no dia 3 de dezembro a primeira roundtable conjunta de diretores de Revenue Managers e diretores de Vendas & Marketing. O encontro reuniu 20 executivos das principais redes hoteleiras e hotéis de luxo do Brasil, com foco no segmento corporativo, para debater tendências e estratégias para 2025.

Criado em 2016, os roundtables reúnem um grupo seleto de heads de RMs em quatro encontros anuais. Já os eventos com os diretores de Vendas & Marketing acontecem desde 2023. Os grupos são restritos e apenas para convidados das principais redes e hotéis de luxo, com foco no corporativo. Além disso, os grupos mantêm discussões ativas em fóruns digitais no WhatsApp.

Confira, abaixo, 12 insights para 2025 trazidos pelos executivos no evento:

  1. Mantenha o otimismo, mas seja estratégico;
  2. Tenha coragem! 2025 permitirá e exigirá que você tome decisões difíceis;
  3. Siga com as tarifas dinâmicas para o corporativo e negocie bem as contrapartidas;
  4. Dê ênfase à “escuta ativa” com seus clientes;
  5. O segredo do ano será a sinergia da equipe;
  6. Mantenha estratégias para minimizar sempre o custo de distribuição;
  7. Siga com a comunicação alinhada entre todos os times, incluindo operações;
  8. Invista no time para formar pessoas com uma visão mais estratégica e analítica;
  9. Invista em automação;
  10. Seja criativo;
  11. Fortaleça a resiliência;
  12. Antecipe e se adapte com rapidez!


Balanço de 2024

O grupo também discutiu as principais estratégias que funcionaram durante o ano, além das mudanças necessárias para fechar 2024 com saldo positivo. Um dos temas centrais da discussão foi a eliminação total dos silos dos departamentos de Vendas, Marketing, Revenue Management e Distribuição, tema de destaque há alguns anos dos eventos mundiais da associação.

A área comercial, que reúne todas essas disciplinas, exige um pensar em conjunto, objetivos bem definidos e colaboração de todos. Afinal, a educação do mercado é proveniente destes profissionais e a hotelaria se fortalece.

Veja abaixo o que está em evidência no balanço de 2024:

  • 2024 foi um ano de teste da elasticidade de preços;
  • Também desafiador para assertividade de forecast. Quem acertou, está de parabéns!;
  • Antecipação e prolongamento das negociações corporativas: começam em agosto e se encerram em novembro, demandando análises de mercado mais profundas;
  • Evolução das tarifas dinâmicas: especialmente para o corporativo, com consolidação de negociações em itens como LRA (Last Room Availability) e blackout dates;
  • Tarifas híbridas: combinação de acordos flutuantes e fixos, ganhando força no mercado;
  • Grupos: Além de tarifas melhores, a assertividade da precificação nesse segmento foi otimizada, e isso vem ajudando a Diária Média geral.
  • Foco no “Ancillary Revenue” (receita de extras): a essência do varejo está invadindo a hotelaria e veio para ficar; pensar em tíquete médio e não só diária média também;
  • Integração das equipes comerciais: o momento é de arriscar, e a união entre Vendas, Marketing, Revenue Management e Distribuição é indispensável;
  • Grupos pós-pandemia: maior precisão na precificação tem ajudado a elevar a diária média.


Projeções e estratégias para 2025

Confiança e coragem foram as palavras-chave definidas para 2025. O ritmo das reservas já está melhor do que para 2024, e isso reforça o otimismo do grupo.

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