Hotéis econômicos e confortáveis são preferidos no corporativo
Pesquisa da TRVL Lab mostra preferências de brasileiros quanto ao hotel em viagens à trabalho
Em pesquisa da TRVL Lab encomendada por PANROTAS e Trend, foi identificado que os viajantes corporativos brasileiros preferem hotéis econômicos (3/2 estrelas) e hotéis confortáveis (4 estrelas) quando viajam. O estudo A Transformação do Viajante Corporativo Brasileiro faz parte do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas, que foi distribuído esta semana no Lacte 19, evento da Alagev, e agora está disponível nas Edições Digitais da PANROTAS.
Após os hotéis 2, 3 e 4 estrelas, os preferidos são Pousada (25,98%), Hotel de luxo (19,12%) e Residência alugada, como Airbnb (16,67%). Na sequência, estão Hotel design/boutique, Flat com serviços, Casa de parentes/amigos, Resort, Albergue/hostel e Residência da empresa.
Itens importantes
Já quando perguntados sobre os itens mais importantes no meio de hospedagem, viajantes corporativos elencaram como os cinco principais: Localização, Segurança, Preço, Silêncio no apartamento e Conforto do quarto. Confira abaixo o ranking completo do que é mais importante ao reservar um hotel para viagens corporativas.
- Localização
- Segurança percebida no meio de hospedagem
- Preço
- Silêncio no apartamento
- Conforto do quarto
- Conforto do banheiro
- Experiências anteriores positivas
- Facilidade de reserva/compra
- Qualidade do café da manhã
- Internet veloz e gratuita
- Qualidade percebida no meio de hospedagem
- Forma de pagamento
- Estrutura para trabalhar
- Boas avaliações em sites de revisão e reservas
- Categoria do meio de hospedagem
- Indicação de colegas/parentes/amigos
- Arrumação de quarto diária
- Restaurante de boa gastronomia
- Serviço de quarto (alimentação) 24 horas
- Lobby integrado e dinâmico
- Programa de fidelidade
- Boa área de lazer
- Qualidade das amenidades
- Reconhecimento de marca
- Academia/sala de ginástica
Itens que faltam nos hotéis
Quando perguntados sobre quais serviços os hotéis deveriam oferecer mas não oferecem, viajantes afirmam que os meios de hospedagem de negócios deveriam oferecer transfer para o aeroporto (31,37%), guarda de bagagens após a saída (27,94%), reservas para restaurantes/bares na cidade (27,45%), reservas de espaços de reunião por hora (25,98%) e reservas para o restaurante do empreendimento (25%) e late check out (22,06%).
Principais problemas
Como principais problemas, viajantes a negócios brasileiros ressaltam o preço elevado das diárias (35,29%) e a conexão de internet com baixa qualidade (32,89%). O atendimento também é alvo de críticas por sua baixa qualidade (31,37%), demora (29,9%), limpeza inadequada (25,49%) e ausência de serviços 24 horas (22,55%).
Atestando qualidade
Para atestar a qualidade do meio de hospedagem escolhido, estes viajantes costumam verificar avaliações em plataformas de reserva (ex.: Booking e Expedia), além de considerar comentários e recomendações de outros colegas, avaliações no TripAdvisor, redes sociais e Google.
Marcas favoritas
Quando perguntados sobre marcas, os viajantes corporativos tem suas marcas favoritas como as mais lembradas. Ibis, Hilton e Accor são as principais marcas entre este perfil de viajante; ressaltando que a ibis é uma marca do grupo Accor.
Veja a pesquisa completa em www.trvl.com.br.
Confira este estudo e mais conteúdos abaixo no Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas.