Victor Fernandes   |   29/02/2024 18:21
Atualizada em 29/02/2024 18:29

Hotéis econômicos e confortáveis são preferidos no corporativo

Pesquisa da TRVL Lab mostra preferências de brasileiros quanto ao hotel em viagens à trabalho


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Hotéis econômicos, como os da marca ibis, são preferidos por viajantes corporativos brasileiros
Hotéis econômicos, como os da marca ibis, são preferidos por viajantes corporativos brasileiros

Em pesquisa da TRVL Lab encomendada por PANROTAS e Trend, foi identificado que os viajantes corporativos brasileiros preferem hotéis econômicos (3/2 estrelas) e hotéis confortáveis (4 estrelas) quando viajam. O estudo A Transformação do Viajante Corporativo Brasileiro faz parte do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas, que foi distribuído esta semana no Lacte 19, evento da Alagev, e agora está disponível nas Edições Digitais da PANROTAS.

Após os hotéis 2, 3 e 4 estrelas, os preferidos são Pousada (25,98%), Hotel de luxo (19,12%) e Residência alugada, como Airbnb (16,67%). Na sequência, estão Hotel design/boutique, Flat com serviços, Casa de parentes/amigos, Resort, Albergue/hostel e Residência da empresa.

Itens importantes

Já quando perguntados sobre os itens mais importantes no meio de hospedagem, viajantes corporativos elencaram como os cinco principais: Localização, Segurança, Preço, Silêncio no apartamento e Conforto do quarto. Confira abaixo o ranking completo do que é mais importante ao reservar um hotel para viagens corporativas.

  1. Localização
  2. Segurança percebida no meio de hospedagem
  3. Preço
  4. Silêncio no apartamento
  5. Conforto do quarto
  6. Conforto do banheiro
  7. Experiências anteriores positivas
  8. Facilidade de reserva/compra
  9. Qualidade do café da manhã
  10. Internet veloz e gratuita
  11. Qualidade percebida no meio de hospedagem
  12. Forma de pagamento
  13. Estrutura para trabalhar
  14. Boas avaliações em sites de revisão e reservas
  15. Categoria do meio de hospedagem
  16. Indicação de colegas/parentes/amigos
  17. Arrumação de quarto diária
  18. Restaurante de boa gastronomia
  19. Serviço de quarto (alimentação) 24 horas
  20. Lobby integrado e dinâmico
  21. Programa de fidelidade
  22. Boa área de lazer
  23. Qualidade das amenidades
  24. Reconhecimento de marca
  25. Academia/sala de ginástica

Itens que faltam nos hotéis

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Quando perguntados sobre quais serviços os hotéis deveriam oferecer mas não oferecem, viajantes afirmam que os meios de hospedagem de negócios deveriam oferecer transfer para o aeroporto (31,37%), guarda de bagagens após a saída (27,94%), reservas para restaurantes/bares na cidade (27,45%), reservas de espaços de reunião por hora (25,98%) e reservas para o restaurante do empreendimento (25%) e late check out (22,06%).

Principais problemas

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Como principais problemas, viajantes a negócios brasileiros ressaltam o preço elevado das diárias (35,29%) e a conexão de internet com baixa qualidade (32,89%). O atendimento também é alvo de críticas por sua baixa qualidade (31,37%), demora (29,9%), limpeza inadequada (25,49%) e ausência de serviços 24 horas (22,55%).

Atestando qualidade

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Para atestar a qualidade do meio de hospedagem escolhido, estes viajantes costumam verificar avaliações em plataformas de reserva (ex.: Booking e Expedia), além de considerar comentários e recomendações de outros colegas, avaliações no TripAdvisor, redes sociais e Google.

Marcas favoritas

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Quando perguntados sobre marcas, os viajantes corporativos tem suas marcas favoritas como as mais lembradas. Ibis, Hilton e Accor são as principais marcas entre este perfil de viajante; ressaltando que a ibis é uma marca do grupo Accor.

Veja a pesquisa completa em www.trvl.com.br.

Confira este estudo e mais conteúdos abaixo no Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas.


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