Karina Cedeño   |   30/10/2023 18:15

O mindset relacionado ao orçamento de viagens está mudando?

CFO da SAP Brasil, Gustavo Conrado destacou as mudanças ocorridas no pós-pandemia durante o Download


PANROTAS / Emerson Souza
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e Gustavo Conrado, CFO da SAP Brasil
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, e Gustavo Conrado, CFO da SAP Brasil

Durante o Download 2023, evento realizado hoje (30) pela Academia de Viagens e pela PANROTAS no JW Marriott, em São Paulo, o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, perguntou ao CFO da SAP Brasil, Gustavo Conrado, se o mindset relacionado ao orçamento de viagens está mudando.

"Hoje na SAP Brasil a área de gestão de viagens trabalha juntamente com a área de contas. E não é por desconfiança, mas porque eles podem nos apontar indicadores que, em uma leitura fria de relatório, não conseguimos ver. Esses highlights podem agregar na operação do dia a dia”, destaca. “Além disso, eu vejo o papel do CFO muito mesclado com o do COO. Ele não tem só que olhar para as finanças e garantir lucratividade, mas também servir como catalisador para que a empresa funcione de forma mais eficiente”, destaca Conrado.

"E quais são as melhores formas de um gestor lidar com seu CFO?", questiona o CEO da PANROTAS. "Em toda reunião, olhamos os números friamente, mas é importante trazer um 'algo a mais' que explique esses números, se possível fazendo algumas previsões com base no orçamento do ano. A gente sempre quer trazer o insight da informação, e não só o número frio. Isso demonstra que o gestor está fazendo um bom uso do dinheiro. Temos de tratar o dinheiro da nossa empresa como se fosse o nosso", destaca Conrado.

E o gestor mudou seu comportamento de negociar no pós-pandemia? “Sim. Tecnologias como o Teams ajudam muito, mas em determinados temas de negociação, necessários para que resolva um problema junto ao cliente, nada substitui olho no olho", aponta o CFO da SAP Brasil. Ele conta que o orçamento de viagens está maior neste ano. "Ele está acompanhando uma projeção por inflação, mas também considerando objetivos de crescimento de novos negócios e receitas", conta Conrado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados