Beatrice Teizen   |   27/02/2023 08:39
Atualizada em 18/04/2023 16:32

Ferramentas de gestão de gastos ajudam na tomada de decisões

Conheça os benefícios do cartão Clara e sua plataforma para gerenciar gastos nas viagens corporativas

Gerenciar viagens corporativas é uma tarefa árdua, repleta de detalhes e particularidades, e gerenciar as despesas e o fluxo de caixa pode ser mais desafiador ainda. Para garantir que estes processos funcionem, é muito importante ter um bom planejamento e ferramentas que ofereçam suporte à tomada de decisões, principalmente agora, neste cenário de retomada do Turismo.

Divulgação
Layon Costa, diretor geral da Clara
Layon Costa, diretor geral da Clara
“Estamos em um momento do mercado de pensar muito em trazer dinheiro e também em criar dinheiro sem gastar desnecessariamente. Nas viagens a negócios, estamos falando de times grandes, de muitas gestões, por isso é preciso dar autonomia. Com a plataforma de gestão de gastos da Clara, é possível permitir que a pessoa tenha um controle próprio, mas, ao mesmo tempo, o profissional responsável pelo budget consegue controlar os gastos. É dar liberdade com controle”, explica o diretor geral da Clara, Layon Costa.

É neste sentindo que ferramentas como as da Clara ajudam a controlar a gestão dos gastos da viagem corporativa, mas sempre dando liberdade para o viajante. Uma das funções que a companhia oferece é poder dividir os budgets fornecidos pelo cliente em departamentos ou até mesmo regionais. As notas fiscais podem ser anexadas diretamente na plataforma – seja via aplicativo ou desktop. Por lá é possível também criar um cartão, sem depender de um gerente de banco, por exemplo.

“O viajante consegue resolver tudo por conta própria. Já o gestor pode bloquear e liberar transações para o tipo de compra que for. Se ele quiser que um cartão seja usado somente para combustível, ou somente para reservas em hotel...Tudo fica mais facilitado para a empresa e para o funcionário”, pontua Costa.

GESTÃO DIGITAL
Apesar de ser algo já bem implementado, há empresas que ainda precisam se atualizar para sair do modelo atual de gestão a caminho de uma solução digital e automatizada. A melhor maneira de fazer essa transição é entendendo que, como qualquer outra mudança, será preciso se acostumar. Mas Layon Costa garante que as vantagens compensam.

“A plataforma da Clara, por exemplo, não é nada muito diferente, é algo que você já está acostumado na sua vida pessoal, como pessoa física. O que fazemos é a mesma coisa, mas para empresas, para o colaborador usar em seu dia a dia no trabalho e viagens. Além disso, não tem custo nenhum. É só implementar, trazer dentro da companhia e se adaptar ao processo.”

Entre os benefícios está que não só a produtividade do time aumenta, pois não é necessário ficar cuidando de notas fiscais e esperando o reembolso, como também melhora a qualidade de vida dos funcionários.

“Tudo é feito de maneira simples e virtual. A empresa pode solicitar quantos cartões de crédito forem necessários e distribuir o limite de dinheiro disponível entre eles. Isso dá uma autonomia total. Também é possível bloquear os cartões, caso haja algum problema, e liberar mais limite quando for necessário. Sem contar o Clara Pontos, que já existe, e que, em breve, os clientes poderão trocar por milhas.”

Com os cartões da Clara é possível:
  • Gestão dos gastos da equipe em tempo real, evitando surpresas;
  • Definir carto~es por equipe, campanha, indivíduo, entre outros;
  • Organizar as despesas por categorias, como usuário, local, grupos, entre outras;
  • Criar cartões para cada tipo de gasto e definir um limite de crédito individual;
  • Extrair de relatórios sempre que precisar;
  • Anexar notas fiscais direto na plataforma e vincular aos gastos evitando inconsistências nos relatórios;
  • Ter maior autonomia para administradores e gerentes;
  • Navegar facilmente pela plataforma pelo computador ou celular.

“De bandeira Mastercard, os cartões são internacionais e aceitos em todo lugar. O suporte que vem com eles também é importante e um dos nossos focos. Sem contar a questão de segurança, já que há vários passos para tornar os cartões seguros e retomá-los é bem simples. Nós tentamos ao máximo garantir que o cartão do cliente, principalmente um viajante em uma viagem internacional, não fique sem funcionar”, finaliza Costa.

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