Laura Enchioglo   |   22/10/2024 14:54

R1 Talks traz insights para uma boa comunicação em diversas palestras

Evento faz parte de uma série que celebra os 20 anos do Grupo R1 no mercado


PANROTAS / Emerson Souza
Carlos Parente realiza palestra sobre dificuldades de uma boa comunicação
Carlos Parente realiza palestra sobre dificuldades de uma boa comunicação

Aconteceu hoje (22) a segunda edição do R1 Talks, evento do Grupo R1 que promete ajudar o setor de eventos trazendo insights sobre diversos assuntos. O tema do encontro de hoje é “Os desafios de uma boa comunicação”.

O Grupo R1 nasceu 20 anos atrás e a série de eventos faz parte das celebrações. O último encontro, inclusive, terá uma festa de encerramento que também celebra os 20 anos.

“A R1 mudou muito seu escopo de trabalho ao longo desses 20 anos. Hoje somos uma empresa de soluções para eventos e acabamos atendendo vocês em diversos segmentos”

Raffaele Cecere, CEO da R1

A primeira apresentação do dia debateu os desafios de uma boa comunicação. Carlos Parente, especialista no assunto com mais de 25 anos atuando em empresas nacionais e multinacionais, foi o palestrante.

Depois, um painel com especialistas do setor, com participação de José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, discutiu os caminhos para transformar uma boa comunicação em bons resultados. Por fim, a palestra “Stand-up corporativo: Comunicatória”, trabalhada por Jairo Martiniano, encerrou a programação.

Tudo ao mesmo tempo agora - Os desafios de uma boa comunicação

PANROTAS / Emerson Souza
Carlos Parente, palestrante
Carlos Parente, palestrante

Carlos Parente apresentou o papel essencial da comunicação quando se trabalha com eventos. Ele também apontou como a tecnologia pode ser aliada - mas também trazer dificuldades quando o assunto é comunicação.

“A gente usa tecnologias de ponta mas não temos uma postura de comunidade. Estamos vivendo no impasse da tecnologia versus grau civilizatório”

O palestrante Carlos Parente

O palestrante também apontou alguns insights importantes para melhorar a comunicação corporativa; são eles:

  • Não há texto sem contexto: as coisas acontecem tão rápido que as pessoas não apresentam contexto, e no mundo dos eventos isso é muito importante
  • Siga o fluxo fato, análise e opinião: “Quando estamos trabalhando precisamos embasar as coisas. Fazzer um debriefing: uma reunião pós evento para entender o que deu certo e o que deu errado”
  • Dê feedbacks legítimos: É preciso ter coragem para dizer algumas coisas, dar feedbacks legítimos. “A gente tem que falar a verdade, doa a quem doer”
  • Pensamento qualitativo, performance qualitativa: A comunicação tem um papel fundamental para uma performance qualitativa. E ela não é luxo, comunica-se porque é necessário. É imprescindível dialogar.

Stand-up corporativo: Comunicatória

PANROTAS / Emerson Souza
Jairo Martiniano, palestrante
Jairo Martiniano, palestrante

Jairo Martiniano levou aos convidados, de uma forma descontraída, a importância não apenas da comunicatória, mas também da escutatória. “Precisamos aprender a escutar também. Com uma escuta ativa: saber perguntar, parafrasear, fechar”, disse.

Ele também comentou que a comunicação direta e assertiva é essencial, e, para tanto, é necessário alinhar muitos processos: pensamentos, sentimentos, emoções, face…

“Precisamos pensar antes de transmitir. Precisamos de relações interpessoais, motivação, e é claro, confiança e respeito. Não podemos ser um líder que causa medo, mas sim um líder que causa respeito”
Jairo Martiniano

Os quatro segredos para uma boa comunicação

  • Engajamento diário
  • Fazer até dar certo
  • Seja mais interessado do que interessante
  • Use sempre: Atenção! Pare, olhe e escute

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados